LINCE-EUROASIÁTICO (Lynx lynx)

O lince-euroasiático é um felino de tamanho médio nativo das florestas européias e da Sibéria, Sul da Ásia e Leste da Ásia, onde é um predador de topo. É conhecido também como lince-europeu, lince-comum, lince-do-norte e lince-siberiano ou lince-russo. Enquanto o seu estado de conservação tem sido classificado como "Pouco Preocupante", as populações de linces-euroasiáticos foram reduzidas ou extintas da Europa Ocidental, onde agora estão sendo reintroduzidas.

O lince-euroasiático é a maior espécie de lince, variando em comprimento de 80-129 cm. A cauda mede 15-25 cm de comprimento. Os machos geralmente pesam 18-30 kg e as fêmeas pesam 17,6 kg em média. Linces-euroasiáticos machos da Sibéria, onde as espécies são maiores, podem pesar até 38 kg.

Comportamento
Linces caçam lebres, coelhos, roedores, perdizes, javalis, raposas, veados e renas. Assim como acontece com outros felinos, presas maiores apresentam um risco para o animal, e por isso é comum caçar grandes presas apenas durante o inverno, quando a comida é menos abundante. Eles também se alimentam de carniça quando disponível. Um lince adulto precisa de 1-2 kg de carne por dia, e pode levar vários dias para consumir totalmente algumas de suas presas maiores.

O lince-euroasiático habita países com áreas florestadas oferecendo uma abundância de esconderijos e oportunidades de espreita. Dependendo da localidade, isso pode incluir florestas-estepes, florestas boreais e florestas de montanhas. Nas partes mais montanhosas da sua área de distribuição, o lince-euroasiático desce para as planícies no inverno, seguindo sua presa, e evitando a neve mais profunda. Eles tendem a ser menos comuns, onde os lobos são abundantes, e já houve relatos de lobos atacando e até mesmo comendo lince.

Embora possam caçar durante o dia quando o alimento é escasso, o lince-euroasiático é principalmente noturno ou crepuscular, e passa o dia dormindo em moitas densas ou outros locais escondidos. É um animal de hábito solitário.

A área de caça do lince-euroasiático pode variar de 20-450 km2, dependendo da disponibilidade local de presas. Os machos tendem a caçar em áreas muito maiores que as fêmeas. O lince-euroasiático pode andar até 20 km durante uma noite. Eles patrulham regularmente toda a sua área de caça, usando marcas de cheiro para indicar a sua presença a outros indivíduos. Tal como acontece com outros felinos, as marcas de cheiro podem consistir de fezes, urina ou arranhões.

Reprodução
A temporada de acasalamento do lince-euroasiático vai de janeiro a abril. O período de gestação dura 67-74 dias, e nascem de 1-4 filhotes. Quando nascem, os filhotes pesam cerca de 240-430 g, são cegos e indefesos. Abrem os olhos após 10-12 dias. Os filhotes começam a comer alimentos sólidos em 6-7 semanas e estão totalmente desmamados aos 5-6 meses.

Os linces-euroasiáticos atingem a maturidade sexual aos 2-3 anos, e podem viver até 21 anos em cativeiro.

Distribuição
O lince-euroasiático tem uma ampla distribuição que se estende desde a Europa Ocidental através da Rússia, e ao sul na Ásia Central. Essa área de distribuição é ocupada por cerca de 7 subespécies separadas. Enquanto as populações da Escandinávia até a Ásia Central estão em grande parte intactas, o lince-eurasiático foi extinto de grande parte da Europa ocidental e central, e sudoeste da Ásia, geralmente restando apenas pequenas populações amplamente separadas.

Subespécies
A classificação precisa das subespécies do lince-euroasiático ainda é assunto de debate, mas com base na interpretação recente, a lista inclui:

    Lynx lynx lynx
- Escandinávia, Europa Oriental, Sibéria Ocidental
    Lynx lynx carpathicus - Montanhas de Cárpatos, na Europa Central
    Lynx lynx martinoi - Península dos Balcãs
    Lynx lynx dinniki - Cáucaso
    Lynx lynx wardi - Montanhas Altai
    Lynx lynx wrangeli - Sibéria Oriental
    Lynx lynx isabellinus - Ásia Central
    Lynx lynx kozlovi - Sibéria Central
    Lynx lynx stroganovi - região de Amur
    Lynx lynx sardiniae - extinto, era encontrado na Sardenha

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem