Lobo-Guará | Maior Canídeo da América do Sul

Lobo-Guará | Maior Canídeo da América do Sul

LOBO-GUARÁ, MAIOR CANÍDEO DA AMÉRICA DO SUL
O Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), conhecido também como guará, é o maior canídeo da América do Sul e o único membro do gênero Chrysocyon. Com uma pele vermelha-dourada, focinho longo e orelhas grandes e eretas, é muito semelhante na aparência à raposa-vermelha (Vulpes vulpes). No entanto, é facilmente reconhecido por suas pernas finas e longas. Acredita-se que essa característica distinta seja uma adaptação para ajudar o animal a enxergar acima da alta vegetação do seu habitat.

Os adultos medem cerca de 1,30 m no ombro e pesam entre 20 e 34 kg. Dentre os canídeos selvagens, o lobo-guará é o mais alto.

O lobo-guará caça principalmente à noite e durante as horas de crepúsculo e alvorecer. Durante a maior parte do dia eles descansam, muitas vezes em áreas com vegetação mais densa. Sua dieta consiste de uma grande variedade de frutas e pequenos mamíferos, mas também inclui aves, répteis, insetos, peixes e artrópodes. A principal fonte de alimento do lobo-guará é o fruto da lobeira, que fornece ao animal uma ajuda medicinal contra um verme renal - Dioctophyme renate.

Ao contrário de outros lobos que vivem em alcateias, o lobo-guará tem hábitos solitários, juntando-se apenas em casais durante a época de reprodução, de Abril a Junho. A fêmea dá à luz uma ninhada de um a cinco filhotes por ano (média de três) entre Junho e Setembro. Atingem a maturidade sexual em torno de um ano de idade, mas geralmente não se reproduzem até o segundo ano. Em cativeiro, podem viver até 16 anos.

O lobo-guará prefere habitats abertos em pastagens altas, bordas de florestas e até mesmo áreas pantanosas. No Brasil, essa espécie é encontrada no cerrado, uma grande área de savana que é um dos "hot-spots" de biodiversidade mais importantes do mundo.

O lobo-guará é encontrado no centro da América do Sul, do nordeste do Brasil, ao sul pelo Paraguai e a oeste pelo Peru. Pode ser encontrado também em pequenas áreas da Argentina e Bolívia.

A ameaça mais significativa para a sobrevivência das populações restantes de lobo-guará é a perda de habitat. A conversão de terras para a agricultura tem reduzido drasticamente o habitat do lobo-guará, com o cerrado do Brasil sendo reduzido para cerca de 20 por cento de sua extensão original. Além disso, os lobos-guarás frequentemente são mortos em rodovias. Cães domésticos também representam uma ameaça, pois transmitem doenças e competem por comida, e podem até mesmo matar o lobo-guará.


Lobo-Guará | Maior Canídeo da América do SulCaracterísticas: do tamanho de um cachorro magro, mas não dos maiores, ele vai espadanando a água rasa enquanto caminha num trote desajeitado. Com suas pernas longas, o lobo guará está bem adaptado a caçadas nesse ambiente aquático. Mede até 1,45 m de comprimento, cabendo à cauda 40 cm e pesando em torna de 23 kg. Até os 3 meses tem pelo marrom-escuro quase negro, com as pontas das orelhas e da cauda brancas. Após essa idade sua pelagem muda para castanho-avermelhado, pernas e dorso tornam-se pretos e a ponta da cauda permanece esbranquiçada. Nunca os pelos são longos, formando uma pequena juba.Vive em média 13 anos.

Habitat: campos e cerrados.

Ocorrência: Centro-oeste do Brasil, Paraguai, Leste da Bolívia e Norte da Argentina.

Hábitos: hábitos noturnos, é solitário, tímido e arredio. Não ataca o homem, somente rosna quando acuado. É o maior e considerado o mais belo canídeo brasileiro.

Alimentação: onívoro, alimentando-se de roedores, aves, répteis, peixes, insetos, moluscos e frutas. À margem de rios e lagos é que afluem algumas de suas presas prediletas, principalmente, as marrecas e outras aves aparentadas com elas. Quando as avista nadando, o lobo pode alcançá- las depressa, em saltos ágeis, mais rápidos que os movimentos das marrecas dentro da água.

Reprodução: gestação de 62 a 66 dias gerando 2 filhotes em média.

Ameaças: devido à caça predatória e à destruição de seu habitat, este animal está ameaçado de extinção.

Fonte: www.megatimes.com.br e www.terraselvagem.com
Postagem Anterior Próxima Postagem