Urso-Polar (Ursus maritimus)

Urso-Polar (Ursus maritimus)

Urso-Polar (Ursus maritimus)
O Urso-Polar (Ursus maritimus) é o maior carnívoro terrestre do mundo e também o maior urso, juntamente com o onívoro urso-kodiak, que tem aproximadamente o mesmo tamanho. Um macho adulto pesa cerca de 350-680 kg e mede 2,4-3 m de comprimento. As fêmeas adultas são aproximadamente metade do tamanho dos machos e normalmente pesam 150-249 kg, medindo 1,8-2,4 m de comprimento.

É um urso nativo do Círculo Polar Ártico, abrangendo o Oceano Ártico, seus mares circundantes e massas continentais ao redor. Sua área de distribuição inclui o território de cinco países: Dinamarca (Groelândia), Noruega (Esvalbarda), Rússia, Estados Unidos (Alaska) e Canadá.

Embora seja parente próximo do urso-pardo, ele evoluiu para ocupar um nicho ecológico mais restrito, com muitas características do corpo adaptadas para temperaturas frias, para mover-se através da neve, gelo e águas abertas, e para a caça de focas, que constituem a maioria da sua dieta. Apesar de a maioria dos ursos-polares nascerem na terra, eles passam a maior parte de seu tempo no mar. Seu nome científico significa "urso-marítimo", e deriva deste fato.

O urso-polar tem um olfato extremamente bem desenvolvido, sendo capaz de detectar focas a quase 1,6 km de distância e enterradas sob 91 cm de neve. Sua audição é tão aguda quanto a de um humano, e sua visão também é boa em longas distâncias. É um excelente nadador e já foram vistos em águas abertas do Ártico a até 320 km da terra. Com a sua gordura corporal proporcionando flutuabilidade, ele nada da mesma forma que um cão, usando as grandes patas dianteiras para a propulsão. Os ursos-polares podem nadar cerca de 9,7 km/h. Quando correm, eles podem chegar a até 40 km/h. Podem viver até 25 anos.

O urso-polar é um predador extremamente poderoso. Pode matar uma morsa adulta, embora isso raramente aconteça. Uma morsa pode ter mais que o dobro do peso de um urso-polar, e tem longas presas de marfim que são usadas como armas de defesa. Os ursos-polares também já foram vistos predando baleias-belugas. A maior parte da dieta de um urso-polar consiste de focas-aneladas e focas-barbudas. O Ártico é o lar de milhões de focas, que se tornam presas quando sobem a superfície em buracos no gelo para respirar, ou quando estão no gelo para descansar.

O urso-polar está classificado como uma espécie vulnerável (2008) pela IUCN. As principais ameaças para a espécie são: mudanças climáticas, poluição na forma de contaminadores tóxicos, conflitos com expedições, exploração de petróleo e gás.

Fontewww.terraselvagem.com
Postagem Anterior Próxima Postagem