Peixe-Anjo-Francês (Pomacanthus paru)

Peixe-Anjo-Francês (Pomacanthus paru)

Peixe-Anjo-Francês (Pomacanthus paru)

O Peixe-anjo-francês (Pomacanthus paru), conhecido também como peixe-frade ou paru, é um grande peixe-anjo da família Pomacanthidae, encontrado no Atlântico ocidental desde a Flórida e as Bahamas ao Brasil, e também no Golfo do México e no Caribe, incluindo as Antilhas, em profundidades entre 2 e 100 m.

O peixe-anjo-francês é comum em recifes rasos e ocorre geralmente aos pares, muitas vezes próximos as gorgônias (colônia de polipeiros que se dispõem sobre um esqueleto em forma de arbusto, muito comum nos mares quentes). Alimenta-se de esponjas-do-mar, algas, briozoários, gorgônias e tunicados. As esponjas-do-mar constituem 70% da dieta. Os mais jovens atuam como "limpadores", servindo várias espécies, incluindo moréias, peixes-cirurgiões e bodiões.

A coloração de fundo dos adultos é preta, mas as escamas do corpo, exceto aquelas na parte da frente da nuca ao abdômen, são aros com amarelo dourado. Além disso, as nadadeiras peitorais têm uma faixa amarela-alaranjada, o filamento dorsal é amarelo, o queixo é esbranquiçado, a parte exterior da íris é amarela e a face é azulada. Os juvenis são pretos com faixas amarelas verticais. Os adultos podem medir até 41 cm de comprimento.

Esta espécie é ovípara e monogâmica. Os casais são muito territoriais e geralmente defendem vigorosamente o seu território contra casais vizinhos.

O peixe-anjo-francês está classificado pela IUCN (União Internacional para a Conservação das Natureza) como pouco preocupante (2009). A única ameaça para a espécie é a captura para o comércio de aquário. No entanto, os níveis de captura atuais não parecem estar afetando a população global.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem