Serval (Leptailurus serval)

Serval (Leptailurus serval)

Serval (Leptailurus serval)

O Serval (Leptailurus servalé um felino de tamanho médio, medindo 59-92 cm de comprimento, com uma cauda relativamente curta, de 20 a 38 cm. Seu peso varia de 7 a 12 kg para as fêmeas, e de 9 a 18 kg para os machos.

É um animal forte e esguio, com pernas longas e uma cauda curta. A cabeça é pequena em relação ao corpo. O padrão da pelagem é variável. Normalmente, o serval possui uma cor amarelo-acastanhado com pintas pretas. Servais melanísticos (pretos) são bastante comuns em algumas áreas onde ele habita, dando uma aparência semelhante ao leopardo melanístico (leopardo-negro).

Servais brancos nunca foram documentados na natureza e apenas quatro foram documentados em cativeiro. Um nasceu e morreu com a idade de duas semanas no Canadá no início de 1990. Os outros três, todos machos, nasceram em 1997 e 1999.

Os servais têm as pernas mais longas de todos os felinos, em relação ao seu tamanho corporal. Uma característica distintiva do serval é a presença de orelhas grandes e capacidade auditiva no crânio, indicando um sentido particularmente aguçado de audição.

Serval (Leptailurus serval)Distribuição e habitat
O serval é nativo da África, onde é amplamente distribuído ao sul do Saara. Foi encontrado também em Marrocos, Tunísia e Argélia, mas pode ter sido extinto da Argélia, e na Tunísia só existem por causa de um programa de reintrodução.

Seu habitat principal é a savana, embora os indivíduos melanísticos são mais encontrados geralmente em áreas montanhosas em altitudes de até 3.000 metros. O serval necessita de cursos de água no seu território, de modo que não vivem em estepes secas ou semi-desérticas. Servais também evitam densas florestas equatoriais, embora possam ser encontrados ao longo de bordas de florestas. Eles são capazes de escalar e nadar, mas raramente escalam ou nadam.

Caça e dieta
O servais são noturnos, e caçam principalmente à noite, a não ser que sejam perturbados por atividades humanas ou pela presença de grandes predadores noturnos. Embora o serval seja especialista em capturar roedores, é um predador oportunista cuja dieta inclui também pássaros, lebres, hyraxes, répteis, insetos, peixes e rãs. Mais de 90% das presas do serval pesa menos de 200 g. Mas já foram observados servais abatendo animais maiores, como cervos e gazelas.

Como parte de suas adaptações para a caça nas savanas, o serval possui pernas longas (as mais longas de todos os felinos, em relação ao tamanho do corpo) para saltar, que também o ajuda a atingir uma velocidade máxima de 80 km/h, e grandes orelhas com audição bem aguçada. Podem cavar tocas em busca de presas no subsolo, e podem saltar de 2 a 3 m de altura para pegar pássaros em pleno vôo.

Comportamento
Como a maioria dos felinos, os servais são animais solitários e de hábitos noturnos. Eles andam cerca de 3-4 km a cada noite em busca de comida. As fêmeas defendem seu território de 9-19 km2, dependendo da disponibilidade de presas, enquanto os machos defendem territórios maiores de 11-31 km2 marcando o seu território com urina.

Gestação e tempo de vida
A gestação dura 66-77 dias e geralmente resulta no nascimento de dois filhotes. Os filhotes nascem na vegetação densa, ou em locais abrigados, como tocas abandonadas de aardvark. Os filhotes pesam cerca de 250 g no nascimento, e são inicialmente cegos e indefesos. Eles abrem os olhos em 9-13 dias de idade, e começam a ingerir alimentos sólidos após cerca de um mês. Em torno de seis meses, eles adquirem os dentes caninos permanentes e começar a caçar, pois eles deixam a mãe em cerca de 12 meses de idade. Atingem a maturidade sexual de 12-25 meses de idade.

A Expectativa de vida é de cerca de 10 anos na natureza, e até 20 anos em cativeiro.

A população de servais tem diminuído devido a ocupação humana no seu habitat e também pela caça por causa da sua pele. O serval, as vezes, é predado por leopardos e outros felinos de grande porte.

Subespécies
    Leptailurus serval serval
    Leptailurus serval beirae
    Leptailurus serval brachyurus
    Leptailurus serval constantinus
    Leptailurus serval faradjius
    Leptailurus serval ferrarii
    Leptailurus serval hamiltoni
    Leptailurus serval hindei
    Leptailurus serval kempi
    Leptailurus serval kivuensis
    Leptailurus serval lipostictus
    Leptailurus serval lonnbergi
    Leptailurus serval mababiensis
    Leptailurus serval pantastictus
    Leptailurus serval phillipsi
    Leptailurus serval pococki
    Leptailurus serval robertsi
    Leptailurus serval togoensis


www.megatimes.com.br

www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem