Caracal (Caracal Caracal)

Caracal (Caracal Caracal)

O caracal é um felino ferozmente territorial encontrado na parte ocidental da Ásia, Sul da Ásia e África. A palavra caracal vem da palavra turca "karakulak", que significa "orelha negra". No norte da Índia e do Paquistão, o caracal é conhecido localmente como syahgosh ou shyahgosh, que é um termo persa que significa orelhas pretas. Embora tenha tido tradicionalmente os nomes alternativos de lince-persa, lince-egípcio e lince-africano, ele não é mais considerado um lince. Acredita-se agora estar relacionado com o gato-dourado-africano e o serval. O caracal é classificado como um pequeno felino, mas está entre os mais pesados de todos os felinos de pequeno porte, bem como o mais rápido, sendo quase tão rápido quanto o serval.

O caracal é um felino esguio, mas muscular, com pernas longas e cauda curta. Os machos geralmente pesam 13-18 kg, enquanto as fêmeas pesam cerca de 11 kg. O caracal tem de 65 a 90 cm de comprimento, com 30 cm de cauda. Em comparação com os linces, tem pernas mais longas, pêlo mais curto, e uma aparência elegante.

Caracal (Caracal Caracal)

A cor da pele varia entre o vinho-vermelho, cinza ou cor de areia. Indivíduos pretos também podem ocorrer. Os mais jovens têm manchas avermelhadas na parte inferior; adultos não têm marcas, exceto pelos pontos negros acima dos olhos e pequenas manchas brancas ao redor dos olhos e nariz.

Um caracal selvagem vive cerca de 12 anos, mas em cativeiro pode chegar aos 17 anos. Como é um animal surpreendentemente fácil de se domesticar, é utilizado para caçar em países como o Irã e a Índia.

Habitat
O caracal é encontrado na África, Oriente Médio, Paquistão e Índia. Habita principalmente estepes secas e semi-desérticas, mas também habita florestas, savanas e cerrados.

Comportamento e Dieta
Os adultos vivem sozinhos ou, menos comumente, em pares. As fêmeas habitam áreas relativamente pequenas, variando de 5 a 57 km2, dependendo da disponibilidade local de presas. Enquanto as fêmeas defendem ativamente seu território contra outras fêmeas, os machos vagam em áreas muito maiores de 19 a 220 km2.

O caracal caça por embosca, aproximando-se cerca de 5 metros de sua presa antes de repentinamente correr e pular sobre ela. Eles matam presas menores com uma mordida na nuca, e animais maiores mordendo a garganta e depois prendendo com suas garras. As vezes quando não pode consumir toda a carne de uma presa maior, ele esconde a carcaça e volta depois para comer. Alguns já foram vistos escondendo carcaças em árvores.

O caracal é conhecido por sua habilidade espetacular de caçar aves, capaz de pegar um pássaro em vôo, às vezes mais do que um por vez. Ele pode pular e escalar excepcionalmente bem, o que lhe permite capturar hyraxes provavelmente melhor do que qualquer outro carnívoro. Pode sobreviver sem beber água por um longo período - a demanda de água é suprida com os fluídos do corpo de sua presa.

Subespécies
    Caracal caracal algira - Norte da África
    Caracal caracal caracal - Leste, Centro e Sul da África
    Caracal caracal damarensis - Namíbia
    Caracal caracal limpopoensis - Botsuana
    Caracal caracal lucani - Gabão
    Caracal caracal nubica - Etiópia, Sudão
    Caracal caracal poecilotis - Oeste da África
    Caracal caracal schmitzi - Israel, Oeste da Ásia, Irã, Arábia, Paquistão, Índia, Jordânia

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem