Cobra-Cuspideira-de-Moçambique (Naja mossambica)

Cobra-cuspideira-de-moçambique (Mozambique Spitting Cobra), Naja mossambica

Cobra-cuspideira-de-moçambique (Mozambique Spitting Cobra), Naja mossambica

A Cobra-Cuspideira-de-Moçambique (Naja mossambica) é uma serpente muito comum nas regiões de savana da África tropical e subtropical. São frequentemente encontradas em cupinzeiros abandonados, buracos de roedores e próximas de assentamentos humanos.Os adultos têm um tamanho médio de 0,90-1,0 m de comprimento, com tamanho máximo de 1,5 m.

Cobra-Cuspideira-de-Moçambique (Naja mossambica)Essa serpente é agitada e muito nervosa. Quando confrontada de perto pode se elevar até dois terços de seu comprimento, abrir seu capuz e prontamente "cuspir" seu veneno à distância, como forma de defesa. Ao fazer isso, o veneno pode ser ejetado a uma distância de 2-3 m, com uma precisão extraordinária.

A Cobra-Cuspideira-de-Moçambique (Naja mossambica) não costuma picar, apesar de seu comportamento agressivo, mas sua picada causa destruição local dos tecidos grave. Se o veneno atingir os olhos pode causar cegueira. O veneno é potencialmente citotóxico e neurotóxico.

Distribuição Geográfica: Angola, Botsuana, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem