Serpente-Marinha-de-Faixas (Laticauda colubrina)

Serpente-Marinha-de-Faixas (Laticauda colubrina)

Laticauda colubrinaA Serpente-Marinha-de-Faixas (Laticauda colubrina) é uma espécie de serpente que passa a maior parte de sua vida no mar, mas que vem à terra para se reproduzir. Na adaptação a esse curioso estilo de vida semi-aquático, essa serpente desenvolveu uma morfologia incomum. Ela manteve as escamas ventrais e o formato do corpo cilíndrico que é típico de serpentes terrestres, pois isso a ajuda ir à terra e a subir em árvores baixas, mas sua cauda tem formato de remo, que permite rápida movimentação na água. Ela também tem grandes pulmões que permitem que ela passe longos períodos sob a água, bem como narinas com válvulas que mantêm fora a água salgada durante o mergulho, e glândulas sob a língua que expelem o excesso de sal.

Essa espécie apresenta dimorfismo sexual marcante, sendo a fêmea mais pesada e cerca de um terço maior que o macho em comprimento - machos medem cerca de 87 cm, enquanto as fêmeas cerca de 1,40 m. A cabeça e cauda são muito semelhantes, o que talvez sirva para confundir predadores - atraindo o ataque do predador com a cauda, é menos provável que resulte em ferimentos fatais.

Serpente-Marinha-de-Faixas (Laticauda colubrina)

É uma espécie peçonhenta, mas não é agressiva com os mergulhadores. Embora o veneno das serpentes-marinhas-de-faixas esteja entre os mais tóxicos do mundo, elas são dóceis e não-agressivas, e raramente picam seres humanos, mesmo em situações onde o animal se sente ameaçado.

O veneno da serpente-marinha-de-faixas é composto por neurotoxinas e miotoxinas que afetam os nervos e os músculos. É 10 vezes mais tóxico do que o veneno de uma cascavel. Cada serpente pode produzir até 10-15 mg de veneno. Apenas uma fração dessa quantidade produzida já é uma dose letal.

A serpente-marinha-de-faixas geralmente é encontrada em águas tropicais rasas que cercam ilhas de coral, recifes de corais e manguezais, a profundidades de cerca de 10 metros. Em terra, se abriga na vegetação, sob rochas da praia, nas fendas e grutas.

Essa serpente é uma das espécies de maior distribuição geográfica no gênero Laticauda. Ela ocorre ao longo das costas do Oceano Índico oriental, a leste pela Malásia, Indonésia e Papua Nova Guiné até as ilhas do sudoeste do Pacífico, e norte pelo Vietnã, sul da China, Taiwan e as Ilhas Ryuku, Japão. Ela pode ser encontrada ocasionalmente em águas da Austrália e Nova Zelândia, bem como em águas próximas à costa oeste da América Central.

Como uma serpente ovípara, a serpente-marinha-de-faixas vem à terra, em pequenas ilhas remotas para colocar seus ovos. As fêmeas colocam de 4 a 20 ovos em qualquer época do ano. Apenas dois ninhos foram relatados, o que significa que sua biologia reprodutiva é pouco compreendida. No entanto, acredita-se que apenas algumas serpentes juvenis atinjam a maturidade, devido aos altos níveis de predação. Os machos atingem a maturidade por volta dos 18 meses, mas as fêmeas podem levar 24 meses antes de estarem prontas para se reproduzirem.

Devido ao acentuado dimorfismo sexual dessa espécie, machos e fêmeas apresentam diferentes estratégias de forrageamento. Ambos preferem se alimentar de enguias, mas os machos tendem a se alimentar de enguias pequenas próximas do fundo do mar, enquanto as fêmeas se alimentam de enguias maiores que capturam em fendas nos recifes de coral. Já foram vistas caçando ativamente na praia, mesmo na maré baixa. Ela também vem à terra para descansar, digerir a comida e para a troca de sua pele.

Embora amplamente distribuída e abundante em muitos locais, a serpente-marinha-de-faixas é ameaçada pelas mudanças climáticas e pelas alterações de seus habitats marinhos e terrestres. O aumento do nível do mar associado à mudanças climáticas podem ameaçar a espécie, resultando em perdas de muitos locais de postura de ovos.

O desenvolvimento dos litorais e outras perturbações humanas também ameaçam a Serpente-Marinha-de-Faixas (Laticauda colubrina) e seus habitats. Essa espécie é atraída pela luz e pode ser afetada pela iluminação de hotéis e barracas de praia. Além disso, essa serpente é caçada como alimento em partes de sua área de ocorrência, inclusive nas Filipinas, onde é exportada para o mercado japonês.

Fontewww.terraselvagem.com
            www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem