Cobra-Egípcia (Naja haje)

Cobra-Egípcia (Egyptian Cobra), Naja haje

Cobra-Egípcia (Naja haje)

A Cobra-Egípcia (Naja haje) é uma espécie do gênero Naja encontrada na África e na Península Arábica. É uma das maiores espécies de Naja na África. Pode crescer cerca de 1,5-2,4 m de comprimento. As características mais reconhecíveis de uma cobra-egípcia são a sua cabeça e capuz. É uma serpente terrestre e noturna. Quando ameaçada, ela assume uma postura ereta típica e expande seu capuz.

Cobra-Egípcia (Naja haje)O veneno da Cobra-Egípcia (Naja haje) é principalmente neurotóxico e a quantidade média de veneno normalmente atinge 175-200 mg em uma única picada. Seu veneno afeta o sistema nervoso, interrompendo a transmissão dos sinais nervosos para os músculos e em fases posteriores interrompe os sinais nervosos transmitidos para o coração e os pulmões, causando a morte devido à completa falência respiratória. Ao contrário de algumas outras cobras africanas (por exemplo, a cobra-cuspideira-vermelha), essa espécie não "cospe" veneno.

Distribuição Geográfica: Norte da África, África Ocidental ao sul do Sahara, bacia do Congo, Quênia, Tanzânia, e em partes do sul da Península Arábica.

Fonte: www.terraselvagem.com
Postagem Anterior Próxima Postagem