Sucuri-Verde (Eunectes murinus)

Sucuri-Verde (Eunectes murinus)

Sucuri-Verde (Eunectes murinus)

A Sucuri-Verde (Eunectes murinus) é uma espécie de serpente não-venenosa nativa da América do Sul. É a espécie de serpente mais pesada conhecida e uma das maiores serpentes do mundo. Pode medir mais de 8 m de comprimento, pesar mais até 220 kg, e medir mais de 30 cm de diâmetro. As fêmeas são significativamente maiores que os machos. Embora a píton-reticulada (Python reticulatus) seja mais longa, a sucuri é mais pesada.

O padrão de cores consiste em um fundo verde oliva com manchas pretas sobrepostas ao longo do corpo. A cabeça é estreita em relação ao corpo. Os olhos estão posicionados no alto da cabeça, permitindo a serpente ver fora da água enquanto nada sem expor seu corpo, e permitem também que fiquem à espreita de presas mantendo-se quase completamente submersas.

A sucuri-verde é encontrada na América do Sul, incluindo Colômbia, Venezuela, as Guianas, Equador, Peru, Bolívia, Brasil, as Ilhas de Trinidade e ao sul até o norte do Paraguai. Vivem em pântanos, brejos, rios, córregos, principalmente nas florestas tropicais das bacias Amazônica e Orinoco.

Devido a seu grande tamanho, elas são mais lentas quando estão em terra. Completamente o oposto na água, no entanto, as sucuris são furtivas e elegantes, e são conhecidas por terem o potencial de atingir altas velocidades em todas as profundidades de água. Elas flutuam sobre a superfície da água com apenas o focinho acima da superfície. Quando a presa passa ou para para beber água, uma sucuri faminta agarra a mesma com suas mandíbulas (sem comer ou engolir) e se enrola em torno do seu corpo, contraindo sua presa até que morra asfixiada.

Principalmente aquáticas, as sucuris-verdes comem uma grande variedade de presas incluindo peixes, aves, mamíferos e outros répteis. Grandes sucuris podem até consumir presas de grande porte como veados, capivaras e jacarés.

O período de gestação da sucuri-verde dura cerca de 6-7 meses. A espécie é ovovivípara, com as fêmeas dando à luz filhotes vivos. As ninhadas geralmente consistem de 20-40 filhotes. Os filhotes têm cerca de 60 cm de comprimento e não recebem cuidados parentais, já nascem prontos para nadar e caçar. Devido ao seu tamanho pequeno, eles muitas vezes são vítimas de outros animais. Os que sobrevivem, crescem rapidamente até atingirem a maturidade sexual em seus primeiros anos, depois a sua taxa de crescimento continua a um ritmo mais lento. Na natureza, uma sucuri-verde pode viver cerca de 10 anos.

Fontewww.terraselvagem.com
Postagem Anterior Próxima Postagem