Condor-dos-Andes, Ave da Família Cathartidae

Condor-dos-Andes, Ave da Família Cathartidae

CONDOR-DOS-ANDES, AVE DA FAMÍLIA CATHARTIDAE

Condor-dos Andes (Vultur gryphus)

Condor-dos Andes (Vultur gryphus)

O Condor-dos Andes (Vultur gryphus) é uma espécie de ave da América do Sul da família dos abutres do Novo Mundo - Cathartidae - e é o único membro do gênero Vultur. Encontrados nas montanhas dos Andes e próximo a costa do Pacífico no oeste da América do Sul, ele é uma das maiores aves do mundo, podendo medir 3,2 m de envergadura.

É um grande abutre negro com um colar de penas brancas ao redor da base do pescoço e, especialmente nos machos, grandes manchas brancas nas asas. Os machos também têm uma crista na parte superior da cabeça. A cabeça e o pescoço são quase sem penas, com uma coloração vermelho escuro, que pode mudar de cor de acordo com o estado emocional da ave. Ao contrário da maioria das aves de rapina, o macho é maior que a fêmea.

Embora seja, em média, cerca de cinco centímetros mais curto (do bico à cauda) do que o condor-da-califórnia, o condor-dos-andes é maior em envergadura, variando de 2,80-3,20 m. Normalmente é mais pesado também, podendo os machos pesar entre 11-15 kg e as fêmeas 6-14 kg.

O condor-dos-andes é uma ave essencialmente necrófaga, alimentando-se de carniça. Prefere carcaças grandes, como de veados ou de gado. Atinge a maturidade sexual aos cinco ou seis anos de idade e fazem ninhos em altitudes de até 5.000 m, geralmente à beira de penhascos inacessíveis. Normalmente a fêmea coloca 1 ou 2 ovos. É um das aves com maior tempo de  vida do mundo, podendo viver até 100 anos em cativeiro.

O condor-dos-andes é um símbolo nacional do Peru, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Equador, e desempenha um papel importante no folclore e mitologia das regiões andinas. É considerada quase ameaçada (2008) pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). A perda de habitat e o envenenamento secundário a partir de carcaças de animais mortos por caçadores são grandes ameaças para essa espécie. Vários países criaram programas de reprodução em cativeiro de condor-dos-andes.

Fonte: www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem