GUEPARDO-REI (Acinonyx rex)

O guepardo-rei, por um bom tempo foi classificado erroneamente como uma nova subespécie - Acinonyx rex (conhecido como King Cheetah em Inglês). Pensava-se que era realmente uma nova subespécie, quando na realidade, trata-se de uma mutação que torna a sua pelagem diferente dos guepardos "comuns", que ao invés das tradicionais manchinhas redondas, existem manchas igualmente redondas, só que maiores e formando pequenas listras. Daí o nome científico Acinonyx rex, que hoje não é considerada como uma subespécie.

Os nativos chamam esse guepardo de "leopardo-hiena", e é considerado um animal sagrado pelos nativos, assim como o leão-branco.

O gene recessivo tem de estar presente em ambos os pais, pois a característica está no gene que se manifesta, e esta é apenas uma das razões por que é tão raro tanto na natureza, quanto nos jardins zoológicos.

A primeira aparição do guepardo-rei foi no Zimbábue, no ano de 1926. Os primeiros relatos do guepardo-rei de que se tem notícia dizia: manchas alongadas e fundidas, formando padrões irregulares, inclusive alterando espessura do pelo; Listras longas ao longo da coluna estendendo-se até a cauda.

Como já mencionado, o guepardo-rei geralmente é encontrado no Zimbábue, onde foi registrada sua primeira aparição. Nota-se também que é onde se encontra a maioria dos guepardos-reis. Guepardos-reis e guepardos "normais" podem ocorrer em uma mesma ninhada, pois o gene recessivo pode estar presente em guepardos "normais". Esse guepardo é um pouco maior que os guepardos "comuns".



Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem