TIGRE-DOURADO - CARACTERÍSTICAS DPS TIGRES-DOURADOS

O tigre-dourado não é uma espécie diferente, apenas possui uma variação de cor extremamente rara.

O tigre-dourado (em inglês: Golden Tabby Tiger), é um tigre com uma variação de cor extremamente rara, causada pela ação de um gene recessivo e atualmente só encontrado em tigres em cativeiro. Assim como o tigre-branco, o tigre-dourado se trata de uma variação de cor e não de uma espécie diferente. O gene responsável por esta cor incomum é associado com as listras da pele, enquanto que nos tigres-brancos, se trata de um gene inibidor de cor (chinchilla). Atualmente, há registros de pouco menos de 30 desses tigres raros no mundo, embora muitos tigres sejam portadores do gene recessivo.

Apesar de não ser oficialmente designado um nome para essa cor incomum, as vezes é chamado de "Strawberry Tiger" por causa de sua cor amarelo - avermelhado. A pele branca e as manchas douradas criam uma beleza singular. Suas listras são muito mais claras do que o habitual e podem desaparecer em pontos ou grandes áreas do corpo. Tigres-dourados também tendem a ser maiores e, devido ao efeito do gene recessivo sobre o pêlo, seu pêlo é mais macio do que seus parentes alaranjados.

Assim como os tigre-brancos, todos os tigres-dourados, tem origem predominantemente do tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris), mas possuem genes do tigre-de-siberiano (panthera tigris altaica), através de um tigre-branco chamado Tony, que é um ancestral comum de quase todos os tigres-brancos na América do Norte. A ideia de que a aparição destes tigres-dourados se deve ao cruzamento deliberado entre tigres-de-bengala e tigres-siberianos é um mito popular, baseado neste fato. Todos os tigres-dourados estão relacionados a um ancestral comum, um macho chamado Bhim descendente direto de Tony.

Tigres Dourados na Natureza
A Índia tem registros de tigres-dourados selvagens que datam até o início de 1900. Havia uma teoria de que a tendência para esta coloração foi gradualmente desenvolvida em um pequeno grupo de tigres que viviam em uma área de concentração de argila pesada. A cor incomum daria a esses tigres uma camuflagem extra. A teoria ainda não foi provada, no entanto, a consanguinidade de um pequeno grupo isolado de tigres poderia fazer o gene recessivo do tigre-dourado aparecer se pelo menos um desses tigres carregassem o gene recessivo para a cor dourada e criados com os seus próprios filhos (como tem acontecido em cativeiro). Os últimos tigres-dourados selvagens conhecidos foram mortos fora de Mysore Pradesh, na Índia no início do século 20.

Tigres Dourados em Zoológicos

Poucos zoológicos têm criado ou exibido tigres-dourados e muitos não têm conhecimento da cor ou o seu modo de herança. Por isso, geralmente aparece por acaso, quando tigres-laranja e tigres-brancos são criados juntos.

O primeiro filhote de tigre-dourado nascido em cativeiro foi em 1983, e este veio de tigres-de-bengala laranja, que carregavam os genes recessivos para ambas as cores branca e dourada. Ele nasceu em Deland, Flórida.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem