PINTASSILGO - CARACTERÍSTICAS E ESPÉCIES DE PINTASSILGOS

Pintassilgo (Carduelis magellanicus) Pintassilgo (Carduelis magellanicus)

Características: O Pintassilgo mede 11 cm de comprimento. Plumagem verde-olivácea em cima. Cabeça, garganta, cauda e asas negras, estas últimas com espelhos amarelos. Lado inferior e base da cauda amarelos.

Habitat: mata secundária aberta, árvores em plantações e quintais, pinhais, cerrado.

Ocorrência: todo Brasil, com exceção da Região Amazônica e Nordeste.

Hábitos: gorjear fino bastante variado, em andamento rapidíssimo; estrofes longas intercalando imitações de outras aves. Canta também em vôo.

Alimentação: granívoro.

Reprodução: primavera-verão. Nidifica tanto nas copas das araucárias mais altas como em cafeeiros.

Ameaças: por ser muito estimado como passarinho de gaiola é ameaçado pela caça para o tráfico de animais, como também pela destruição do habitat e por agrotóxicos.

Pintassilgo Americano (Carduelis tristis)Pintassilgo Americano (Carduelis tristis)

O pintassilgo-americano (Carduelis tristis), também conhecido como pintassilgo oriental ou canário selvagem, é um pequeno pássaro migratório Norte-Americano.

Taxonomia
O pintassilgo americano é uma das várias espécies originalmente descritas por Linnaeus, 1758, 10ª edição da sua obra Systema Naturae. Foi inicialmente incluído no género Spinus, um grupo onde se incluíam os lugres e os pintassilgos do Novo Mundo, mas em 1976 o género Spinus foi incluído no género Carduelis como subgénero .

Os seus parentes mais próximos são o pintassilgo-capa-preta (Carduelis psaltria), o pintassilgo de Lawrence (Carduelis lawrencei) e os lugres. Embora partilhe o nome com os pintassilgos europeus os dois estão em subgéneros diferentes e não são parentes directos. A palavra latina carduelis deriva de carduus, que significa cardo, tristis, é a palavra latina para triste.

Pintassilgo de Lawrence (Carduelis Lawrencei)Pintassilgo de Lawrence (Carduelis Lawrencei)

O pintassilgo-lawrence (Carduelis Lawrencei) é um pequeno fringilídeo, bonito, pouco comum, de distribuição muito errática, reproduz-se num território pouco extenso, nos bosques abertos da Califórnia e Baixa Califórnia.

Características gerais
O pintassilgo de Lawrence é parente do pintassilgo americano (carduelis tristis) e do pintassilgo-capa-preta (carduelis psaltria). É um pássaro dos bosques abertos, do chaparral, de bosques de carvalhos, pinhais, bosques de coníferas, perto de pequenos cursos de água, que usa para beber e para se banhar. Reproduz-se neste território da Califórnia e norte da Baixa Califórnia, de meados de Abril a finais de Julho.  De distribuição muito errática, mesmo no seu território de reprodução, o seu estudo não é fácil. Com efeito, se num ano é abundante em determinado território, no ano seguinte é raro ou mesmo ausente nessa zona, voltando a aparecer ao fim de alguns anos. Os movimentos migratórios entre o território de reprodução e o de inverno são complexos e erráticos. No Outono e inverno fazem incursões imprevisíveis ao deserto de Sonora, ao Arizona e Novo México e em alguns anos podem deslocar-se até ao Texas ocidental, mas noutros anos nenhum pássaro é avistado nesta zona.  Por vezes, no inverno aparece também no território de reprodução. Por causa destes movimentos pouco regulares não é fácil estudar a espécie e calcular com precisão a sua densidade populacional.

Considerado pela IUCN como espécie Pouco Preocupante, pois o declínio da espécie é inferior a 10% nos últimos 10 anos.

Descrição
Pintassilgo das Antilhas (Carduelis dominicensis)

Pintassilgo das Antilhas 

(Carduelis dominicensis)

Com um comprimento entre 10 e 12 cm, uma envergadura entre asas de 21 cm e um peso entre 9 e 14 gramas, é ligeiramente maior que o pintassilgo capa-preta e ligeiramente menor que o pintassilgo americano. O dimorfismo sexual permite distinguir com facilidade os machos das fêmeas. O macho tem a face preta, o corpo cinzento, as asas pretas com grandes bandas amarelas e com a ponta das penas primárias também amarelas. Peito amarelo. Cauda preta com uma risca branca. A fêmea tem o corpo cinzento, por vezes acastanhado, face cinzenta, asas com bandas amarelas, mas menos extensas do que nos machos, ponta das primárias também amarelas. Peito amarelo. Cores menos brilhantes do que no macho. Os juvenis são semelhantes às fêmeas mas com menos amarelo e com as cores mais baças. A muda é feita na primavera tornando-se as cores mais brilhantes. Alimenta-se de sementes de arbustos e também come bagas de azevinho. Durante a época de reprodução alimenta-se de sementes de plantas anuais tais como amsinckia, adenostoma fasciculatum e lepidium. Também come gomos de plantas e alguns insectos. O macho canta de inverno mas em especial na época de reprodução. A fêmea também canta mas raramente. Espécie muito gregária costuma viajar em bandos. Espécie muito homogénea, sem subespécies. O nome carduelis Lawrencei foi dado por Cassin em 1852 em homenagem ao ornitólogo americano George Newbold Lawrence.

Pintassilgo das Antilhas (Carduelis dominicensis)

O Pintassilgo-das-antilhas (Carduelis dominicensis) é um passeriforme da família Fringillidae. Pode ser encontrado na República Dominicana (centro e sudoeste) e no Haiti (sul da ilha). 

Os seus habitats naturais são as florestas subtropicais ou tropicais de montanha e florestas muito degradadas.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem