Víbora-do-Gabão (Gaboon Viper)

Víbora-do-Gabão (Gaboon Viper), Bitis gabonica

Víbora-do-Gabão (Gaboon Viper)

A Víbora-do-Gabão (Gaboon Viper) não é apenas o maior membro do gênero Bitis, mas também a víbora mais pesada do mundo e tem as maiores presas (até 5 cm), e a maior produção de veneno dentre as serpentes peçonhentas. Os adultos têm em média 1,20-1,50 m de comprimento, com um máximo de 2 m.

Picadas de Víbora-do-Gabão são relativamente raras, devido à sua natureza dócil e o fato de que sua ocorrência é limitada principalmente a áreas de Floresta Tropical. No entanto, quando ocorre uma picada sempre deve ser considerada uma emergência médica grave. O soro antiofídico deve ser administrado o mais rapidamente possível para salvar a vida da vítima, se não o membro afetado. Possui um veneno hemotóxico. Suas glândulas de veneno são enormes e cada picada produz as maiores quantidades de veneno dentre as serpentes peçonhentas, cerca de 200-1000 mg de veneno.

Distribuição Geográfica: Guiné, Gana, Togo, Nigéria, Camarões, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Sudão, Uganda, Quênia, Tanzânia, Zâmbia, Malawi, Zimbábue, Moçambique KwaZulu-Natal na África do Sul.

Fontewww.terraselvagem.com
           www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem