Serpente Mamba-Negra (Dendroaspis polylepis)

Serpente Mamba-Negra (Dendroaspis polylepis)

Serpente Mamba-Negra (Dendroaspis polylepis)

A Mamba-Negra (Black Mamba) é a maior serpente peçonhenta da África, com um comprimento médio de cerca de 2,5 m, podendo chegar aos 4,3 m. É a segunda serpente peçonhenta mais longa do mundo, excedida em comprimento apenas pela cobra-rei. Seu nome é derivado da coloração negra dentro da boca, ao contrário da cor real da sua pele, que varia de verde-amarelado ao cinza metálico. É a serpente mais rápida do mundo, capaz de mover-se a 4,3-5,4 m por segundo (16-20 km/h).

O veneno da Mamba-Negra é composto principalmente de neurotoxinas potentes. Embora apenas 10 a 15 mg de seu veneno seja mortal para um ser humano adulto, sua picada fornece cerca de 100-120 mg de veneno, em média, mas pode fornecer até 400 mg de veneno em uma única picada. Uma picada de mamba-negra pode, potencialmente, matar um ser humano dentro de 20 minutos ou menos, dependendo da natureza da picada e da área picada, mas a morte geralmente ocorre após 30-60 minutos, em média, às vezes levando até três horas.

Antes do soro antiofídico ser amplamente disponível, uma picada de mamba-negra era 100% fatal. Infelizmente, o soro antiofídico ainda não está disponível nas zonas rurais da área de ocorrência da mamba-negra, e as mortes ainda são frequentes.

Distribuição Geográfica: Nordeste da República Democrática do Congo, Sudão, Etiópia, Eritreia, Somália, Quênia, Uganda, Tanzânia, Moçambique, Suazilândia, Malawi, Zâmbia, Zimbábue, Botswana, Namíbia, KwaZulu-Natal na África do Sul.

Fontewww.terraselvagem.com
           www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem