Aspargo (Asparagus officinalis)


Aspargo (Asparagus officinalis)

Aspargo (Asparagus officinalis)Aspargo (Asparagus officinalis) é uma planta da família das liliáceas, cuja porção superior aérea apresenta abundante ramificação e pequenas folhas de aspecto acicular (em forma de agulha). A parte subterrânea se constitui de raízes e do rizoma, caule que permanece sob a terra, do qual brotam protuberâncias denominadas turiões. Estes, ao ultrapassarem os vinte centímetros de comprimento, são cortados e usados como alimento: os aspargos que conhecemos. Se não forem cortados, os brotos se convertem em plantas ramificadas que atingem até meio metro de altura.

Os tenros brotos dos aspargos, que ao tempo dos gregos e romanos já eram tidos como alimento requintado, se originam de uma planta de folhas semelhantes às das samambaias, usada também com fins ornamentais. Os brotos saem diretamente do caule subterrâneo, do qual nasce a parte aérea visível.

O aspargo se desenvolve bem em diferentes climas, mas requer sempre solos férteis e bem drenados, para evitar que se encharquem e interrompam, assim, o crescimento da planta. Para cortar a parte aérea comestível é preciso esperar três anos após o plantio. Os brotos aparecem e são aproveitáveis a cada temporada, durante vários anos, desde que a terra seja convenientemente adubada.

www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem