Berinjela (Solanum melongena)

Berinjela (Solanum melongena)

Berinjela (Solanum melongena)
Planta da família das solanáceas, a mesma do jiló, a berinjela (Solanum melongena) é um arbusto cuja altura oscila, conforme a variedade, o clima e o solo, de sessenta centímetros a pouco mais de um metro. As folhas, ovais e alternas, são esbranquiçadas por baixo. As flores, isoladas e grandes, são violáceas. Os frutos ovoides ou oblongos, com dez a vinte centímetros de comprimento, têm a casca fina e reluzente. Podem ser roxos, branco-esverdeados, amarelos ou listrados, estes já comuns em jardins pelo interesse ornamental.

Originária do leste e do sudeste da Ásia, a berinjela se espalhou pelo mundo a partir da Índia, onde desde a antiguidade é cultivada por seus frutos.

O plantio da berinjela pode ser feito quase o ano todo, excetuando-se os meses de inverno: a planta é de clima quente e teme, em especial, as geadas. A multiplicação é por sementes, cuja germinação se processa entre dez e 16 dias. As mudas são transplantadas para o local definitivo quando já estão com dois pares de folhas bem formadas. As regas devem ser freqüentes e o solo bem adubado e fofo.

O ciclo vegetativo da berinjela dura de 120 a 180 dias. Entre as variedades cultivadas no Brasil estão a glória paulista e a roxa comprida, ambas resistentes às pragas e aos períodos de seca.

Postagem Anterior Próxima Postagem