Bordo (Acer platanoides)

Bordo (Acer platanoides)

Os bordos (em inglês, maple) pertencem à família das aceráceas e compreendem mais de uma centena de espécies. São árvores esguias e de folhas caducas. Seu córtex contém açúcares que em algumas espécies podem ser aproveitados na indústria (açúcar ou xarope de bordo). Em muitas espécies as folhas são simples, palmadas e com profundas fendas, enquanto outras apresentam folhas compostas, formadas por lâminas ou folíolos. As flores agrupam-se em cachos e podem ser desprovidas de corolas. O fruto consiste em duas pequenas nozes unidas por um filamento.

Alguns países identificam-se a tal ponto com uma árvore que a reproduzem nos emblemas nacionais. Na bandeira do Canadá aparece a folha do bordo.

Os bordos são próprios do hemisfério norte e estendem-se pela América do Norte e Eurásia. As espécies de maior difusão são o bordo real (Acer platanoides), de grandes folhas palmadas, o bordo menor (A. campestre), cuja folhagem adquire um tom acobreado ou amarelado no outono, o negundo (A. negundus), do qual algumas variedades são muito utilizadas em jardinagem, e o bordo açucareiro (A. saccharum), característico do Canadá.

www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem