Carambola (Averrhoa carambola)

Carambola (Averrhoa carambola)

Carambola (Averrhoa carambola)

A caramboleira (Averrhoa carambola) nunca foi localizada em estado silvestre, mas acredita-se que seja originária da Índia. Pertence à família das oxalidáceas e é de porte modesto, variando em geral, no máximo, de cinco a sete metros de altura. Seus numerosos galhos, flexíveis e finos, vergam sob o peso dos frutos que têm em média dez centímetros de comprimento e aparecem pela primeira vez por volta do quarto ano. A árvore só foi introduzida no Brasil no começo do século XIX. Aclimatou-se tão bem, sobretudo nas regiões mais quentes, que acabou por se tornar de ocorrência muito comum.

De sabor agridoce e refrescante, a carambola é fruta notável por sua forma sui generis, composta por cinco gomos salientes e longos em meio aos quais se encontram poucas sementes de germinação delicada.

Há diversas variedades hortícolas, de frutos maiores ou menores e cuja cor varia do verde-claro ao amarelo-ouro. A caramboleira multiplica-se através das sementes e é pouco exigente em relação ao tipo de solo. A prática da enxertia é viável, para tornar mais precoces a floração e a frutificação, usando-se como cavalo ou porta-enxerto o bilimbi ou caramboleira-amarela (A.bilimbi).


Postagem Anterior Próxima Postagem