Caroá (Neoglaziovia variegata)

Caroá (Neoglaziovia variegata)

Caroá (Neoglaziovia variegata)

Planta perene, desprovida de caule e com cerca de um metro de altura, o caroá (Neoglaziovia variegata) pertence à família das bromeliáceas, a mesma do abacaxi. Suas folhas compridas e estreitas, com até dois metros de extensão por apenas dois centímetros de largura, dão-lhe valor ornamental, acentuado ainda mais pela inflorescência vistosa.

Dotado de grande rusticidade, o caroá fornece fibras resistentes e flexíveis, capazes de substituir, na indústria têxtil, a juta e o cânhamo.

Chamado também de gravatá, nome este que o povo aplica a qualquer bromeliácea, o caroá é encontrado nas caatingas e outras áreas do Nordeste. Vegeta em largos trechos do litoral, entre o Piauí e a Bahia, e do sertão, entre o Ceará e o vale do São Francisco, onde se apresenta em grande quantidade, sempre com  preferência pelos terrenos silicosos e secos.

Como as folhas do caroá são pontiagudas e serrilhadas, e como freqüentemente ele cresce entre plantas cheias de espinhos, sobretudo cactáceas, sua colheita costuma suscitar problemas. O aproveitamento industrial de suas fibras generalizou-se no Brasil durante a segunda guerra mundial, quando foi preciso suprir a falta das escassas fibras estrangeiras.


Postagem Anterior Próxima Postagem