Chuchu (Sechium edule)

Chuchu (Sechium edule)

Chuchu (Sechium edule)

Trepadeira herbácea, com raiz vivaz e gavinhas que lhe asseguram a fixação em suportes, o chuchu ou machucho (Sechium edule) pertence à família das cucurbitáceas, a mesma do pepino e da melancia. As folhas têm formato de coração, com pecíolos longos. A planta é monóica, dando pequenas flores amarelas ou brancas. As masculinas dispõem-se em cachos axilares, e as femininas, solitárias ou geminadas, na mesma axila. O fruto, revestido de saliências ou espinhos, mede de dez a vinte centímetros de comprimento e pesa em geral mais de um quilo. Forma-se na base dos caules e pode ser arrancado sem causar dano à planta. Apresenta alto teor de potássio, fósforo e cálcio.

O consumo de brotos e tubérculos do chuchu é comum na América Central, de onde o legume, aí conhecido como chaiote, se espalhou pelas áreas tropicais e subtropicais do planeta.

O chuchu prefere clima temperado úmido, produzindo mal em regiões secas. A propagação é feita com o próprio fruto, deitado horizontalmente em covas espaçadas de três metros, logo após o inverno. As plantas costumam ser guiadas sobre caramanchões ou latadas. Quanto mais rica a adubação, especialmente com esterco e terra vegetal decomposta, maior a safra.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem