Damasco (Prunus armeniaca)

Damasco (Prunus armeniaca)

Damasco (Prunus armeniaca)
A árvore do damasco, ou damasqueiro (Prunus armeniaca), pertence à família das rosáceas, e pode alcançar oito metros de altura; suas folhas, caducas, são largas, de forma oval e borda dentada. As flores, que brotam antes das folhas, apresentam cor rosada suave. O fruto é uma drupa (carnudo com a semente protegida por endocarpo lenhoso) globosa, de cor alaranjada e polpa macia de sabor ácido. Contém quantidades consideráveis de cálcio, ferro e fósforo, e vitaminas A, B2 e C. A concentração de açúcar é elevada no fruto maduro.

Originário da Ásia, o damasco é uma das frutas mais cultivadas nos países de clima temperado e pode ser consumido fresco, em compota e em geleia.

O damasqueiro requer solo profundo, rico em matéria orgânica, solto e bem drenado. A multiplicação é feita por enxerto em cavalos de pessegueiro, amendoeira ou ameixeira. O cultivo, que só é satisfatório em áreas com temperaturas invernais amenas, espalhou-se por diversas regiões da zona temperada: Japão, norte da África, Europa mediterrânea e Estados Unidos.

Postagem Anterior Próxima Postagem