Gameleira (Ficus doliaria)

Gameleira (Ficus doliaria)

Gameleira (Ficus doliaria)

O nome gameleira aplica-se a várias e imponentes figueiras, classificadas no gênero Ficus, da família das moráceas, que se encontram em estado silvestre em diferentes partes do Brasil. Uma das mais conhecidas é a gameleira-branca, gameleira-de-purga ou guaporé (Ficus doliaria), árvore de até dez metros de altura, muito ramificada e frondosa, cujo caule apresenta sapopemas na base. As folhas, verde-escuras, podem medir até 48cm de comprimento por 19cm de largura. A casca exsuda um látex que escurece logo após a extração e já foi muito usado em medicina caseira no combate à ancilostomose ou amarelão. A madeira, branca, leve e resistente, serve à confecção de canoas, gamelas e outros utensílios domésticos.

À medida que crescem, com notável lentidão, algumas espécies de gameleiras terminam por estrangular as plantas nas quais se hospedam, pelas grandes proporções que adquirem.

A gameleira F. enormis, cujas folhas medem até dez centímetros de comprimento por quatro de largura, caracteriza-se por germinar sobre ruínas, em fendas de pedras ou sobre outras árvores, a partir de sementes disseminadas por pássaros. A gameleira-de-veneno (F. atrox), cujo caule, quando jovem, se desenvolve como um cipó, passa por ser altamente tóxica.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem