Gengibre (Zingiber officinale)

Gengibre (Zingiber officinale)

Gengibre (Zingiber officinale)

De uso farmacêutico consagrado, segundo tradições muito antigas que provêm da China e da Índia, o gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea rizomática da família das zingiberáceas, nativa do Sudeste Asiático e presente na maioria das regiões quentes do globo. Entrou no Mediterrâneo, como especiaria, no primeiro século da era cristã. No século XVI foi trazido para o México e a América do Sul pelos conquistadores espanhóis e portugueses.

O rizoma do gengibre, consumido cru, cozido, em pó ou sob a forma de chá, tem efeitos benéficos sobre as vias respiratórias, combate as cólicas, os gases intestinais e as inflamações em geral.

O gengibre se emprega na fabricação de licores, refrigerantes e algumas cervejas, como a ginger-beer, ou gengibirra. É também usado em pães, conservas, cocadas, no quentão das festas juninas e na "cachaça queimada" sertaneja. O rizoma encerra um óleo volátil que se emprega na fabricação de perfumes. Reduzido a pó, faz parte do condimento hindu conhecido como curry (caril).

Os rizomas são colhidos no inverno depois que a planta floresce. A propagação é feita com fragmentos de rizoma, de preferência olhos ou brotos, em solo fofo e úmido que torne seu crescimento mais fácil.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem