Gergelim (Sesamum indicum)

Gergelim (Sesamum indicum)

Gergelim (Sesamum indicum)

Planta herbácea anual da família das pedaliáceas, o gergelim ou sésamo (Sesamum indicum) é nativo da Ásia ou do leste da África, de onde se dispersou pelas regiões tropicais, subtropicais e temperadas. Os antigos romanos já o conheciam. Na China e outros países asiáticos, é de consumo tradicional e intenso,  associado a práticas religiosas e por lhe atribuírem  propriedades medicinais. É cultivado no Brasil, Índia, Tailândia, Egito, México e Estados Unidos.

As sementes do gergelim servem para temperar vários pratos, são transformadas em farinha, entram no preparo de pães, biscoitos, tortas e doces e têm particular importância para a extração de óleo.

A planta, com caules eretos, cresce cerca de dois metros e dá flores campanuladas, róseas ou brancas. O fruto é uma cápsula que ao secar libera as pequeninas sementes, amareladas, brancas, castanhas ou pretas conforme a variedade plantada. O óleo de gergelim, extraído das sementes na proporção de 44 a 60%, inodoro e pouco sujeito ao ranço, tem emprego na cozinha, na mesa e para fins industriais, como a produção de margarina e perfumes. Do bagaço obtido pela extração de óleo fazem-se tortas forrageiras para alimentação do gado, de alto valor protéico.
Postagem Anterior Próxima Postagem