Hera (Hedera helix)

Hera (Hedera helix)

Hera (Hedera helix)
Hera (Hedera helix) é uma trepadeira da família das araliáceas, a mesma do ginseng ou jinsém. Apresenta caules bem ramificados, semelhantes a cipós, que podem alcançar enorme comprimento sobre os troncos das árvores ou a superfície das paredes, que lhe servem de suporte. Fixa-se a essas superfícies e às rochas e outros sustentáculos graças a suas raízes adventícias, expansões filiformes dos caules, que também servem para lhes proporcionar alimento. Às vezes a hera perde a base e mesmo assim continua a crescer, sobretudo em muros velhos e úmidos.

Hera é uma planta trepadeira que cresce espontaneamente na maior parte das zonas florestais da Europa e da Ásia, a hera adapta-se com grande facilidade aos mais variados habitats, razão pela qual se difundiu por todo o mundo, como adorno de muros e paredes, pela densidade e bela aparência de sua folhagem.

As folhas apresentam grande variedade de formas, de acordo com a maior ou menor exposição à luz solar, e podem ser triangulares, espalmadas ou ovaladas. Raramente florescem, e seus frutos apresentam coloração parda ou negra. A hera cresce, de preferência, em lugares úmidos e sombrios. Multiplica-se por sementes, ramos de caule jovem ou que emitam raízes e possam dar origem a nova planta.

Originária de climas frios, a hera é facilmente cultivada em condições muito diversas e em numerosos países, já que viceja em solo pobre e resiste bem à sombra. O excesso de luz chega a ser-lhe prejudicial.  Muito empregada para revestir paredes de tijolo aparente no Reino Unido e nos Estados Unidos, até no Brasil, porém, a planta é bem-sucedida. A conhecida Casa da Hera, tombada no município de Vassouras RJ, pertenceu ao barão de Itambé e tornou-se atração turística da região.

www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem