Hortênsia | Hidrangea macrophylla

Hortênsia | Hidrangea macrophylla

Hortênsia | Hidrangea macrophylla

Arbusto ornamental muito comum nas regiões serranas brasileiras, a hortênsia pertence ao gênero Hidrangea, da família das hidrangeáceas, composta de cerca de 260 espécies de árvores, arbustos, ervas e trepadeiras. É planta originária do Japão, de onde foi levada para a Europa no fim do século XVIII, e daí se dispersou por várias partes do mundo, sobretudo no hemisfério norte. O nome hortênsia lhe foi dado, nessa época, pelo naturalista francês Philibert Commerson, em homenagem a Hortense Lepaute, mulher de um amigo seu.

Em algumas espécies de hortênsia, a cor das flores parece relacionar-se ao grau de acidez ou alcalinidade do solo. Flores cor-de-rosa, por exemplo, tendem a se tornar azuis quando a terra torna-se mais ácida pelo acréscimo de sais de alumínio (sulfato de alumínio ou alume amoniacal).

A espécie mais difundida pela floricultura, Hidrangea macrophylla, tem porte médio que oscila entre um e dois metros e numerosas variedades, de flores brancas, azuis ou cor-de-rosa, agrupadas em vistosos cachos ou corimbos, tipo de inflorescência em que os pedúnculos de todas as pequenas flores agregadas elevam-se ao mesmo nível. As folhas, grandes e de bordas denteadas, são também ornamentais. A multiplicação de H. macrophylla e suas veriedades é feita em geral a partir de estacas ou galhos postos para enraizar em terra úmida e fértil.

www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem