Ipeca | Cephaelis ipecacuanha

Ipeca | Cephaelis ipecacuanha

Ipeca | Cephaelis ipecacuanha

A extração da ipeca, em Corumbá, Cáceres e várias áreas do pantanal mato-grossense, gerou entre 1910 e 1950 grandes exportações para o Reino Unido, pelas virtudes da planta no combate à disenteria.

Nativa do Brasil, Bolívia, Colômbia e América Central, a ipeca, ipecacuanha ou poaia (Cephaelis ipecacuanha) é uma planta da família das rubiáceas, tóxica, lenhosa e rasteira, com quarenta centímetros de altura máxima. A partir das práticas curativas dos índios, que já usavam suas raízes no tratamento de diarreias, constatou-se que possui vários alcaloides, e que a emetina e a cefaelina são seus princípios ativos. A emetina foi sintetizada em 1959. Além de atuarem no intestino, as raízes da ipeca são também expectorantes e sudoríficas. Ingeridas em doses altas, causam náuseas, vômitos, palidez e graves alterações circulatórias.

Na região pantaneira, a coleta da ipeca ou poaia, feita pelos poaieiros, deu forte estímulo ao imaginário folclórico em lendas, narrativas e canções alusivas às dificuldades que os trabalhadores enfrentavam para encontrar a planta. De certa forma, os poaieiros do pantanal foram personagens tão típicos quanto, na Amazônia, os seringueiros.

www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem