Umbu | Spondias tuberosa

Umbu | Spondias tuberosa

Umbu | Spondias tuberosa
Uma das frutas típicas do Nordeste brasileiro, o imbu tem excelentes qualidades nutritivas e por isso Euclides da Cunha chamou o imbuzeiro "a árvore sagrada do sertão".

Imbu ou umbu é uma fruta arredondada e de tom verde-amarelado produzida pelo imbuzeiro (Spondias tuberosa), árvore baixa e esgalhada, da família das anacardiáceas, de copa densa, raízes tuberosas e bojudas. Característica da caatinga, mede de três a cinco metros de altura e tem madeira esbranquiçada e macia, de valor escasso. Resiste bem aos rigores da seca; as intumescências de suas raízes horizontais, de textura tenra, armazenam grande quantidade de água, às vezes usada para aplacar a sede dos viajantes nas longas estiagens.

  1. ORIGEM E CULTIVO DOS CEREAIS
  2. PLANTAS (BRIOFITAS, PTERIDÓFITAS E GIMNOSPERMAS)
  3. QUANTOS TIPOS DE BANANAS EXISTEM
  4. QUINOA, PLANTA NATIVA DA COLÔMBIA, PERÚ E CHILE
  5. RELAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS DO BRASIL E DO MUNDO

Os sertanejos também aproveitam os tubérculos radiculares do imbu no preparo de uma farinha de alto valor alimentício para as duras condições vigentes na região. O recurso chamou a atenção de Euclides da Cunha, que ressaltou o caráter providencial assumido, assim, pelo imbuzeiro: com o imbu cozido e passado na peneira, a que se acrescentam leite e açúcar ou mel, faz-se a imbuzada, saborosa e pródiga em calorias.
Postagem Anterior Próxima Postagem