Jaborandi do Norte | Pilocarpus pinnatifolius

Jaborandi do Norte | Pilocarpus pinnatifolius

Jaborandi do Norte | Pilocarpus pinnatifoliusA pilocarpina, droga extraída de uma das várias espécies de jaborandi, em aplicação local sobre o globo ocular, provoca constrição da pupila e redução da pressão intraocular.

Jaborandi é nome comum a numerosas plantas de propriedades medicinais, classificadas nas famílias das rutáceas e das piperáceas. Entre elas destaca-se a rutácea jaborandi-do-norte (Pilocarpus pinnatifolius), arbusto de folhas compostas, coriáceas, grandes, e de flores roxas dispostas em longos cachos, que ocorre de Pernambuco até Santa Catarina e Mato Grosso. A ingestão de chá das folhas produz abundante secreção de suor e saliva, fato descrito pela primeira vez em 1873, pelo médico brasileiro Sinfrônio César Coutinho, que utilizou a planta para fins curativos.

A pilocarpina, princípio ativo do jaborandi-do-norte, é um líquido oleoso, incolor, solúvel na água e no álcool, do qual se podem obter cristais salinos. Produz também secreção lacrimal, pancreática, gástrica e intestinal. Seus efeitos, inibidos pela atropina, decorrem da influência que a droga exerce sobre as fibras da musculatura lisa, sobre as células das glândulas secretoras ou sobre o sistema nervoso autônomo. É usada especialmente em oftalmologia para tratamento do glaucoma.

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org

Postagem Anterior Próxima Postagem