Limão (Citrus limon)

Limão (Citrus limon)

Limão (Citrus limon)

Originário da Índia, o limoeiro, levado pelos árabes, chegou à Espanha e ao norte da África no começo da Idade Média e logo se tornou uma das plantas mais típicas da região mediterrânea. Trazido pelos portugueses, aclimatou-se à perfeição ao Brasil, onde floresce e frutifica o ano todo.

Limão é o fruto do limoeiro (Citrus limon), pequena árvore de folhas perenes da família das rutáceas, a mesma da laranja, da tangerina e da lima, com as quais o limão integra o grupo das frutas cítricas. Sem poda, o limoeiro atinge de três a seis metros de altura. As flores são brancas e perfumadas. As folhas, coriáceas, ovais e denteadas nas bordas, medem de cinco a sete centímetros de comprimento e, esmagadas, também exalam um perfume característico.

Como em todo o mundo, cultivam-se no Brasil variedades híbridas de limão, propagadas por enxertia, cujos frutos apresentam diferentes tamanhos e mudam muito de aspecto, podendo ter casca lisa ou rugosa e mais ou menos suco. Taiti, siciliano, eureka, feminello, vilafranca e berna estão entre as variedades mais plantadas no Brasil. O limão é rico em vitamina C, da qual contém cinqüenta miligramas em cem gramas de polpa. Fornece vários subprodutos, como o ácido cítrico, usado nas limonadas artificiais; a pectina, que dá consistência a geleias e pomadas; e o óleo essencial, comum na produção de sabonetes, perfumes e extratos aromatizantes.
Postagem Anterior Próxima Postagem