Manacá (Brunfelsia uniflora)

Manacá (Brunfelsia uniflora)

Manacá (Brunfelsia uniflora)

Arbusto nativo de diversas áreas da América tropical e extremamente difundido em todo o Brasil pela jardinagem, o manacá (Brunfelsia uniflora) pertence à família das solanáceas, a mesma da berinjela, da petúnia e do fumo. Muito esgalhado, ultrapassa com freqüência dois metros de altura e suas ramificações partem em geral da base para constituírem massa compacta de folhagem perene. Quer no tamanho, quer na forma, as folhas apresentam grandes variações e têm como característica a nervura central bem pronunciada pelo lado de baixo.

O manacá dá flores com cerca de três centímetros de diâmetro, de perfume intenso e muito particular. Numerosas, duram em média três dias, nascem solitárias nas extremidades dos ramos e vão mudando  de cor: à medida que murcham, passam do roxo ao branco e, assim, num mesmo pé sempre se vêem flores em várias gradações entre os dois extremos.

Altamente florífero, o manacá desabrocha desde agosto e pelo menos até o fim de dezembro mantém-se em sucessivas floradas. Propaga-se espontaneamente por sementes, que germinam ao caírem no chão, e também por mergulhões -- mudas que brotam das raízes adultas e costumam ser numerosas ao redor dos pés bem formados. O arbusto dispensa podas, rende o máximo em pleno sol e ao fim do primeiro ano já floresce satisfatoriamente.

Postagem Anterior Próxima Postagem