Margarida (Chrysanthemum leucanthemum)

Margarida (Chrysanthemum leucanthemum)

Margarida (Chrysanthemum leucanthemum)

Originária da Europa, a margarida (Chrysanthemum leucanthemum) é planta herbácea e perene, com ciclo vital de mais de um ano, da família das compostas, a mesma do crisântemo, da dália e do girassol. Do cruzamento da espécie com outras, sobretudo C. maximum e C. latifolium, derivam variedades mediante as quais a planta se cultiva em todo o mundo.

Mal começa a primavera, a margarida começa a florir e assim permanece até o fim do verão. Além de muito numerosas, suas flores duram nos pés até 15 dias: a produtividade e a durabilidade garantem-lhe a importância na jardinagem e no plantio comercial.

A parte da margarida que comumente se designa flor, de diâmetro às vezes superior a dez centímetros, é de fato uma inflorescência chamada capítulo, com partes marginais brancas que abrigam as flores femininas e um disco central composto de diminutas flores hermafroditas amarelas. A propagação se faz por sementes ou pela divisão das touceiras, cuja altura média é de sessenta centímetros. Na divisão, feita em geral em agosto, a cada três anos, desprezam-se as partes velhas e lenhosas e plantam-se as ramificações novas e já dotadas de raízes. Todas as margaridas devem ser plantadas ao sol, em solo argilo-arenoso rico em matérias orgânicas.
Postagem Anterior Próxima Postagem