Marmelo (Cydonia oblonga)

Marmelo (Cydonia oblonga)

Marmelo (Cydonia oblonga)

Marmelo é o fruto do marmeleiro (Cydonia oblonga), árvore da família das rosáceas - a mesma da pêra, da maçã e do pêssego -, nativa da região dos mares Cáspio e Negro. Começou a ser cultivado na antiga Pérsia, de onde se disseminou pelo Mediterrâneo. O marmeleiro cresce cerca de quatro metros, com numerosos galhos finos que se projetam da base, e perde as folhas no inverno, quando entra em repouso ou dormência. Suas flores são brancas, amareladas ou róseas. Os frutos, semelhantes à pera, chegam a ter 12cm de diâmetro.

Demasiado ácido, o marmelo é raramente consumido ao natural. Trazido ao Brasil no século XVI, foi muito cultivado até as primeiras décadas do século XX, para fabricação de marmelada.

O marmeleiro se propaga por estacas ou, para acelerar a produção, por enxertos, e é usado como cavalo ou porta-enxerto para a propagação da nêspera e da pera. Começa a frutificar a partir do quarto ano, e os frutos são colhidos em janeiro/fevereiro ou, nos lugares mais frios, até março. Requer poda de formação, para adquirir ainda novo uma forma de taça, e podas anuais de limpeza, em julho/agosto, para a remoção de ramos secos, fracos e atacados por pragas.

Postagem Anterior Próxima Postagem