Melancia (Citrullus vulgaris)

Melancia (Citrullus vulgaris)

Melancia (Citrullus vulgaris) é uma planta anual, herbácea e rasteira da família das cucurbitáceas, a mesma do melão, da abóbora e do pepino, que cresce em ramas com três metros ou mais de comprimento. Em cada pé há flores masculinas e femininas, mas o pólen, que constitui uma massa pegajosa, não pode ser transportado pelo vento. Assim, a polinização se dá com ajuda de insetos, principalmente abelhas.

Nativa da África mas extremamente adaptável, a melancia é tão resistente que se dispersou sem problemas por quase todo o mundo. No Brasil, cultiva-se com sucesso em climas e solos dos mais diversos, da Amazônia ao Rio Grande do Sul.

Melancia (Citrullus vulgaris)

O plantio é feito o ano todo, nas regiões mais quentes, ou de agosto a novembro, em clima frio, colocando-se três a quatro sementes em covas de cinco centímetros de profundidade. As variedades mais cultivadas no Brasil enquadram-se no grupo das japonesas, que dão frutas redondas, com até quarenta centímetros de diâmetro, colhidas cerca de 85 dias após o plantio; e das americanas, com frutas alongadas de até sessenta centímetros de comprimento e 105 dias de tempo médio para amadurecer. Todas têm polpa vermelha e adocicada, com alto teor de água.
Postagem Anterior Próxima Postagem