Noz-moscada (Myristica fragrans)

Noz-moscada (Myristica fragrans)

Noz-moscada (Myristica fragrans)Noz-moscada é o caroço do fruto da moscadeira (Myristica fragrans), árvore tropical nativa das ilhas Molucas, na Indonésia, pertencente à família das miristicáceas. A moscadeira, que pode chegar a vinte metros de altura, começa a frutificar aos oito anos, atinge a maturidade aos 25 e é capaz de continuar a produzir por sessenta anos ou mais. O fruto, de polpa comestível, cerca de cinco centímetros de diâmetro e semelhante a um damasco, fende-se ao meio quando amadurece e expõe sua única noz, envolta numa película, que também tem valor comercial. A moscadeira se propaga por caroços frescos e exige a presença de pés masculinos (com flores em cachos) e femininos (com flores solitárias) para dar frutos.

Estimulante da digestão e poderoso aromático de largo emprego culinário e na fabricação de licores, a noz-moscada tem propriedades narcóticas e tóxicas, se ingerida em quantidade excessiva. Seu óleo essencial é usado na produção de perfumes e remédios.

O nome noz-moscada também se aplica a outros frutos ou sementes. A noz-moscada-do-brasil (Cryptocaria moschata), da família das lauráceas, nativa da Bahia ao Rio Grande do Sul, dá frutos de polpa carnosa em torno de um caroço sulcado, como o da noz-moscada oriental, da qual é um sucedâneo.
www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem