Morango (Fragaria vesca)

Morango (Fragaria vesca)

Morango (Fragaria vesca)

Morango é o fruto do morangueiro, planta herbácea rasteira do gênero Fragaria. Pertence à família das rosáceas, a mesma da cereja e da framboesa, e inclui oito principais espécies silvestres, entre as quais se destaca o morango-comum da Europa (Fragaria vesca). O cultivo do morango surgiu na Europa, no século XVIII. Nos dois séculos seguintes, cada país desenvolveu suas variedades híbridas, em geral derivadas das espécies Fragaria chiloensis, do Chile, e Fragaria virginiana, dos Estados Unidos.

De sabor delicado e ligeiramente ácido, o morango é uma das frutas mais apreciadas para consumo ao natural ou preparado em geleia, gelatina, recheio de torta, sorvete e outros doces.

Com um sistema de raízes fibrosas, o morangueiro se ergue cerca de trinta centímetros como uma rosácea de folhas. As flores, quase sempre brancas, crescem em pequenos cachos sustentados por hastes flexíveis. Com o tempo, a planta-mãe se propaga ao redor pelos estolhos, finos caules rastejantes que emitem novas raízes e folhas que darão origem a novos pés. Boa fonte de vitamina C, ferro e outros minerais, o morango não é propriamente um fruto, mas sim a terminação muito alargada da haste da flor, ou receptáculo, onde se embutem os numerosos frutos verdadeiros, ou aquênios, pontinhos pretos que muitos pensam ser sementes.

O morangueiro é uma planta perene, que se expande por sucessivas touceiras, mas seu plantio se faz como se fosse planta anual. No Brasil, se planta de fevereiro a junho, conforme a região. O morangueiro requer solo rico em matérias orgânicas, fósforo e potássio. A primeira colheita é feita de sessenta a oitenta dias após o plantio das mudas.

www.klimanaturali.org
www.megatimes.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem