Melão (Cucumis melo)

Melão (Cucumis melo)

Melão (Cucumis melo)Fruto do meloeiro (Cucumis melo), planta anual, herbácea e rasteira da família das cucurbitáceas, o melão se desenvolve por ramas de cerca de quatro metros que emitem folhas recortadas e flores amarelas. Em condições favoráveis, o ciclo de vegetação é bem rápido: em apenas cem dias, a partir do plantio, os frutos já podem ser colhidos. A temperatura ideal é de 25 a 32o C durante o ciclo. Temperaturas mais elevadas podem afetar a frutificação e, abaixo de 18o C, as flores não desabrocham. As regiões semi-áridas são as mais adequadas ao cultivo, já que o calor e a baixa umidade do ar concorrem para tornar a fruta mais doce, consistente e durável.

Originário da África e da Ásia, no Brasil o melão é cultivado no oeste de São Paulo, no sul do Pará, no vale do rio São Francisco e na região Nordeste.

A planta apresenta numerosas variedades híbridas, enquadradas em dois grandes grupos: as de melão-valenciano (ou espanhol) e as de melão-cantalupe (ou americano). Nas primeiras, preferidas no Brasil, o fruto é geralmente redondo, de casca bem amarela, com finas rugas longitudinais, pesa cerca de dois quilos e tem a polpa branco-amarelada. Nas variedades de melão-cantalupe, cultivadas nos Estados Unidos, os frutos são menores, de casca mais rugosa e polpa alaranjada. No Brasil o melão é plantado o ano todo, nas regiões em que a temperatura no inverno se mantém elevada, ou de agosto a novembro, onde o inverno é frio. Põem-se duas a três sementes por cova; se todas germinarem, algumas mudas serão sacrificadas para que se desenvolva uma por cova. Camas de palha impedem o contato da terra com os frutos, que são girados de vez em quando nos talos, para serem banhados uniformemente pelo sol.
Postagem Anterior Próxima Postagem