Flor Morcego ou Batflower (Tacca Chantrieri)

Flor Morcego ou Batflower (Tacca Chantrieri)

Flor Morcego ou Batflower (Tacca Chantrieri)

A Flor Morcego ou Batflower (Tacca Chantrieri) que também é conhecida como Batflower (em inglês) ou Flor Negra, é uma planta perene da família das Taccaceae, originária da Malásia e cultivada na Amazônia, principalmente em Manaus, como planta ornamental. Sua característica principal é a sua semelhança a um morcego, com as suas pétalas principais de cor entre o roxo escuro e o preto a fazerem parecer as asas de um morcego em pleno voo.

Planta tropical resistente e exótica. Gosta de iluminação indireta e local arejado, pouco menos de um ano após germinar já floresce, embora muitos textos apontem que só florescem quando a planta atinge pelo menos dois anos, na Amazônia não é assim, após germinar, com 6 a 7 meses já floresce, o problema é germinar pois o período para isso ocorrer vai de 30 dias a um ano.

Flor Morcego ou Batflower (Tacca Chantrieri) cresce até quase 1 metro,  além de folhas ornamentais possui flores curiosas que parecem morcegos. Estas flores exóticas não tem qualquer perfume e as suas “antenas” que saem de dentro da flor podem atingir os 20 centímetros de comprimento.

A propagação é feita por sementes e a terra precisa de ser rica em nutrientes e sais minerais. Pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo, florescendo várias vezes durante o ano. A flor morcego não tolera sol muito forte, sendo que à meia-luz é que se desenvolve melhor e mais depressa.

Postagem Anterior Próxima Postagem