Ocapis (Okapia johnstoni)

Ocapis (Okapia johnstoni) 

Os Ocapis (Okapia johnstoni) juntamente com as girafas são os únicos representantes da família Giraffidae. O ocapi é uma espécie africana nativa da República Democrática do Congo, habita florestas fechadas e úmidas.

Classe: Mammalia
Ordem: Cetartiodactyla
Família: Giraffidae
Gênero: Okapia
Espécie: Okapia johnstoni

Apresenta coloração castanho-escura com tonalidades avermelhadas, as patas dianteiras e traseiras possuem listras brancas semelhantes às zebras.

Ocapis (Okapia johnstoni)
Ocapi (Okapia johnstoni)
A estrutura corporal assemelha-se com a girafa, porém o pescoço é bem menor. Atinge de 2 a 2,5 m de comprimento, a altura nos ombros varia de 1,5 a 2 m e pesa de 200 a 250 kg.

Possui olhos e orelhas grandes, a língua é azul, preênsil e longa chega a 30 cm de comprimento e, é utilizada para recolher folhas e brotos das árvores e também, por ser tão comprida, para limpar suas pálpebras e orelhas. A cauda tem cerca de 40 cm de comprimento. Os machos têm um par de chifres cobertos por pele entre as orelhas.

O ocapi é um animal de hábitos diurno e solitário, exceto no período reprodutivo. Herbívoro, sua alimentação é composta por folhas, brotos, relva, samambaias, fungos e frutos.

O tempo de gestação é de 14 a 15 meses e nasce apenas um filhote pesando aproximadamente 16 kg que é amamentado por 10 meses.

Apesar de ser uma espécie protegida por lei, o ocapi está quase ameaçado devido ao desmatamento de seu habitat e a caça ilegal em função de sua carne e pele.

Postagem Anterior Próxima Postagem