Anu Preto (Crotophaga ani)

Anu Preto (Crotophaga ani)  

Anu Preto (Crotophaga ani) Família: Cuculidae
Espécie: Crotophaga ani
Comprimento: 36 cm.
O Anu Preto (Crotophaga ani) está presente em todo o Brasil e também dos Estados Unidos (Flórida) à Argentina. Comum em pastagens, campos, jardins, lavouras abandonadas e outras áreas abertas. Vive em bandos e é muito visto em regiões cultivadas. Segue de perto o gado e tratores que aram os campos, para alimentar-se dos insetos e outros pequenos animais que são espantados, ou então espalham-se em bandos pelo chão, permanecendo imóveis e atentos até aparecer um inseto, quando o indivíduo mais próximo salta e o apanha. Depois de um certo tempo, o bando avança. Há dúvidas quanto ao anu-preto ser ou não devorador de carrapatos, pois é visto frequentemente pousado sobre o gado. Apesar da opinião geral de que os comeria, não foram observados carrapatos em conteúdos estomacais. Alimenta-se também de pequenas cobras e rãs; às vezes saqueia ninhos de outros pássaros. Pesca em águas rasas e, principalmente durante as secas, alimenta-se de frutos, coquinhos e sementes. Voa mal; qualquer vento mais forte o leva para longe. Faz ninhos coletivos, em formato de uma grande xícara aberta, pondo grandes ovos azul-esverdeados, cobertos com uma crosta calcárea. O número médio é de 9 ovos por ninho coletivo. Conhecido também como anu-pequeno e anum (Pará).

O anu-preto (Crotophaga ani), cuja área de dispersão se estende da Flórida à Argentina, ocorre em todo o Brasil. Possui mais de uma dúzia de vozes diferentes e tem dois pios de alarme. Os integrantes de um bando, ao ouvi-los, ora se empoleiram em pontos resguardados, ora se escondem sob o mato à suspeição de um perigo. Essa espécie tem o corpo uniformemente preto e o bico sempre muito alto. Mede, em média, 36cm.

anu-preto Características: mede em torno de 36 cm, possuindo plumagem totalmente preta, cauda longa, bico preto e alto. Sexo sempre semelhante. O cheiro do corpo é forte e característico, perceptível para nós a vários metros e capaz de atrair morcegos hematófogos e animais carnívoros.

Habitat: campos, pastagens e áreas cultivadas. Prefere lugares úmidos.

Ocorrência: da Flórida à Argentina e em todo o Brasil.

Hábitos: muito hábil para pular e correr entre os ramos. Vive sempre em bandos. Gostam de apanhar sol e banhar-se na poeira, ficando a plumagem às vezes fortemente tingida com a cor da terra do local ou de cinza e carvão, sobretudo se eles correrem antes pelo capim molhado, pois suas penas se tornam pegajosas. Pela manhã e após as chuvas pousam de asas abertas para enxugarem-se. À noite, para se esquentar, costuma juntar-se a outros indivíduos em filas apertadas ou em grupos. Procuram moitas de taquara para pernoitar. Arrumam as suas plumagens reciprocamente. São aves extremamente sociáveis. Voador fraco mal resiste à brisa, qualquer vento mais forte o leva para longe. O anu-preto possui mais de uma dúzia de vozes diferentes. Tem dois pios de alarme: a um certo grito todos os componentes do bando se empoleiram em pontos bem visíveis, examinando a situação; outro grito, emitido quando um gavião se aproxima, faz desaparecer num instante no matagal todo o grupo. Eles se divertem cavaqueando baixinho, de modo bem variado, causando às vezes a impressão de estar tentando imitar a voz de outra ave.

Alimentação: essencialmente carnívoros, comendo gafanhotos, percevejos, aranhas, miriápodes etc. Predam também lagartas peludas e urticantes, lagartixas e camundongos. Pescam na água rasa; periodicamente comem frutas, bagas, coquinhos e sementes, sobretudo na época seca quando há escassez de artrópodes. O anu-preto alimenta-se, sobretudo de ortópteros (gafanhotos) que apanha acompanhando o gado. Quando não há gado no pasto executa, às vezes, caçadas coletivas no campo, o bando espalha-se no chão, em um semicírculo, ficando afastados uns dos outros por dois ou três metros. Permanecem assim imóveis e atentos e quando aparece um inseto, a ave mais próxima salta e o apanha. De tempos em tempos o bando avança. Quando pousam sobre o dorso dos bois geralmente o fazem para ampliar seu campo visual. Às vezes apanha insetos em pleno voo, capturando também pequenas cobras e rãs; seguem tratores que aram os campos.

Crotophaga ani

Reprodução: os ovos perfazem 14% do peso de seu corpo. É de cor azul-esverdeada, coberto por uma crosta calcária, raspada sucessivamente pelo processo de virar os ovos durante a incubação. A incubação é curta, dura de 13 a 16 dias. O anu-preto costuma trazer comida quando visita a fêmea no ninho. O macho dança em torno da fêmea, no solo. As fêmeas, embora possuam ninhos individuais, se associam mais frequentemente a um ou dois casais do seu bando para construir ninho coletivo, pôr ovos e criar a prole juntas, tendo a cooperação de machos e filhotes crescidos de posturas anteriores. Seus ninhos são grandes e profundos. Pode acontecer de um ninho ser ocupado por 6 ou 10 aves, e conter 10, 20 e até mais ovos. A postura de uma fêmea é calculada em 4 a 7 ovos. São criados com sucesso meia dúzia de filhotes por vez. A boca aberta vermelha do filhote do anu-preto é marcada por três sinais amarelos. Quando os seus ninhos são abandonados, às vezes são aproveitados por outros pássaros, cobras e por pequenos mamíferos, sobretudo marsupiais. Os filhotes deixam o ninho antes de poder voar, com a cauda curta, e são alimentados ainda durante algumas semanas. Seus filhotes ainda pequenos são facilmente espantados e fogem para todos os lados sobre os galhos em torno do ninho, mas costumam regressar ao mesmo quando se sentem novamente seguros.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem