Arara Azul de Lear (Anodorhynchus leari)

Arara Azul de Lear (Anodorhynchus leari)

Arara Azul de Lear (Anodorhynchus leari) Características: mede cerca de 71 cm e pesa em trono de 940 gr. Possui a plumagem da cabeça e pescoço azul esverdeado, barriga azul desbotado, apenas as costas, lado superior das asas e cauda azul escuro. Anel perioftálmico amarelo relativamente claro além da barbela amarela enxofre clara, quase triangular situada em cada lado na base da mandíbula. Não existe dimorfismo sexual.

Habitat: endêmica da Caatinga, vive em desfiladeiros e paredões de granito e onde existem as palmeiras licuri.

Ocorrência: exclusivamente no estado da Bahia, distribuindo-se pelos municípios de Canudos, Euclides da Cunha, Jeremoabo, Sento Sé e Campo Formoso. Está oficialmente preservada dentro da Estação Ecológica do Raso da Catarina.

Hábitos: formam casais, permanecendo unidos durante toda vida. Vivem em bandos que podem ser vistos nas primeiras horas do dia ou nos finais de tarde. Abrigando-se em fissuras dos paredões de arenitos.

Alimentação: principalmente do coco do licuri, mas também de outros frutos como o pinhão, o umbu e o mucumã, ás vezes atacam as plantações de milho.

Reprodução: na época de reprodução, que vai de dezembro a maio, os casais separam-se do bando e passam a frequentar o ninho que são feitos nas cavidades dos paredões. A fêmea coloca entre 2 a três ovos. Os filhotes nascem cegos e nus e são alimentados pelos pais até que possam sair sozinhos do ninho, e muitas vezes acompanham os pais durante os voos.
Arara Azul de Lear (Anodorhynchus leari)

Ameaças: ameaçada de extinção pela destruição do habitat, endemismo e o tráfico de animais. Hoje existem cerca de 150 araras-azuis-de-lear na natureza e 18 em cativeiro no Brasil.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem