Arara Azul Pequena (Anodorhynchus glaucus)

Arara Azul Pequena (Anodorhynchus glaucus)

Arara Azul Pequena (Anodorhynchus glaucus)Características: A Arara Azul Pequena (Anodorhynchus glaucus) é muito semelhante à arara-azul-de-lear, porém menor, 68 cm, com uma área triangular nua, amarela pálida na base da mandíbula, também um pouco menor. Além do anel amarelo característico em volta dos olhos. A plumagem é mais clara, apresentando um tom azul esverdeado um pouco desbotado, na cabeça, pescoço, costas e barriga, garganta e peito acinzentados, parte superior das asas e cauda num azul brilhante e parte inferior das asas e cauda completamente negras.

Habitat: campos abertos, baixadas com palmeiras e matas ciliares ao longo dos rios.

Ocorrência: distribuída numa pequena faixa entre a província de Corrientes na Argentina, fronteira com o Paraguai, província de Artigas no Uruguai e os estados brasileiros do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Hábitos: vista aos pares, juntando-se a grupos para se alimentar nas palmeiras, onde os frutos verdes, também lhe proporcionavam uma boa camuflagem.

Alimentação: frutos das palmeiras como o butiá e o tucum, ou frutas da estação.

Reprodução: é desconhecido o período de reprodução, sabe-se que aninhava em ocos das árvores, nas fendas ou cavidades dos penhascos de arenito ou até mesmo nos barrancos dos rios.

Ameaças: ameaçada de extinção. As prováveis causas da extinção da arara-azul-pequena pode ter sido a baixa densidade populacional ocasionando um esgotamento genético, a caça e o tráfico de animais.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem