Arara Canidé (Ara ararauna)

Arara Canidé (Ara ararauna)

Arara Canidé (Ara ararauna)
A arara-canindé, conhecida também como arara-de-barriga-amarela, possui o bico preto e uma plumagem caracterizada principalmente pelo azul de suas asas e pelo amarelo de seu ventre podendo chegar a medir até 80 cm de comprimento e pesar 900-1.300 g. Pode ser encontrada desde a América Central até o sudeste do Brasil, Bolívia e Paraguai. Habitam beiras de mata e várzeas de palmeiras.

Normalmente é observada voando aos pares ou até mesmo num grupo com três indivíduos, podendo este último ser um filhote. Dormem em bandos com até 30 indivíduos e fazem grandes deslocamentos diários desde a área de alimentação até a área de descanso.

As araras são os maiores representantes da família dos psitacídeos. Possuem um bico forte, alto e curvo adaptado para cortar sementes duras. Suas línguas grossas, sensíveis e repletas de papilas gustativas funcionam como um órgão táctil. Costumam ingerir pedrinhas para auxiliar na trituração das sementes de Buriti, Tucum, Bocaiúva, Carandá e Acurí, palmeiras que fazem parte de suas dietas. Estas aves não contribuem para a dispersão destas plantas, sendo consideradas “predadoras”, pois trituram os caroços dos cocos, destruindo as sementes.

Arara Canidé (Ara ararauna)Quando chega a época reprodutiva formam casais que permanecem fiéis por toda vida. Só se reproduzem a cada dois anos e a postura de ovos compreende os meses de agosto e janeiro, colocando em média 2 ovos com período de incubação de aproximadamente 30 dias. Os filhotes permanecem no ninho até a décima terceira semana, período no qual são alimentados pelos pais que regurgitam o alimento em seus bicos. Em cativeiro, podem viver aproximadamente 60 anos.

Nidificam em buracos de troncos ocos, preferindo os ninhos bem profundos para proteger os ovos e filhotes da ameaça de possíveis predadores, como o tucano e primatas de médio porte. Quando os pais encontram um ninho potencial, eles afofam o fundo do mesmo com a madeira triturada, que raspam das laterais da árvore, facilitando a secagem do fundo que ficará repleto de fezes dos filhotes. Os ovos são chocados principalmente pela fêmea que é visitada e alimentada pelo macho.

Os psitacídeos são um dos grupos que mais sofrem com o tráfico de fauna silvestre, pois sua grande diversidade de cores e capacidade de imitar a voz humana desperta o interesse de pessoas no mundo todo, movimentando milhões de dólares por ano. Quando esses animais são caçados para a venda, as árvores que possuem ninhos costumam ser derrubadas. Isso prejudica a reprodução de diversas espécies de aves que utilizam o mesmo ninho em épocas reprodutivas diferentes. Além da caça para a comercialização, sofrem com a contínua destruição do habitat.

    Arara Canidé (Ara ararauna)
Família: Psittacidae
Espécie: Ara ararauna
Comprimento: 80 cm.
Presente desde a Amazônia até o Paraná, sendo que antigamente chegava até Santa Catarina. Encontrada também do Panamá à Bolívia e Paraguai. É localmente comum na copa de florestas de galeria, várzeas com palmeiras (buritizais, babaçuais, etc.), interior e bordas de florestas altas. Migra em certas épocas do ano, em busca de alimento. Voa em pares ou em grupos de 3 indivíduos, combinação mantida também quando formam-se bandos maiores de até 30 indivíduos. Desloca-se a grandes distâncias durante o dia, entre os locais de descanso e de alimentação. Faz ninho em buracos no tronco de grandes palmeiras mortas, pondo 2 ovos. Conhecida também como arara-de-barriga-amarela, canindé e arara-amarela.

Arara Canidé (Ara ararauna)

Características: mede aproximadamente 80 centímetros e pode pesar até 1,2 kg. Sua plumagem superior é de cor azul e sua barriga amarela. A face é branca. A garganta e fileiras de penas faciais negras. O bico é negro, forte, alto e recurvado, e a língua grossa é sensível e riquíssima em papilas gustativas.

Habitat: florestas, várzeas com buritizais, babaçuais e beira de mata.

Ocorrência: América Central, América do Sul, sendo no Brasil até o estado de São Paulo.

Arara Canidé (Ara ararauna) Hábitos: voz estridente, não chega a pronunciar tão exatamente as sílabas "a-ra-ra", que é a voz comum a todas as espécies deste gênero. Utilizam o bico como um terceiro pé que quando trepam nos galhos. A melhor defesa que possui é ficar imóvel e calada. Vivem geralmente aos pares, podendo formar também grupos de mais de 30 indivíduos.

Alimentação: sementes, frutas e larvas de insetos.

Reprodução: formam casais que são fiéis por toda a vida, estes casais botam uma vez por ano dentro de oco de árvore de 03 a 04 ovos, dos quais saem depois de 30 dias 02 a 03 filhotes. Os filhotes saem do ninho com 13 semanas de vida e são totalmente dependentes dos pais.

Ameaças: ameaçada de extinção. As araras estão entre as aves mais apreciadas para servirem de animais de estimação e entre elas a canindé é a mais comum de ser encontrada na Europa e Estados Unidos, a maioria delas proveniente do tráfico que é hoje maior perigo para espécie. As maiores ameaças para esta arara estão relacionadas a destruição do habitat, principalmente no Cerrado. A devastação de áreas com vegetação nativa, incluindo os buritizais, implica na redução dos locais disponíveis e adequados para sua reprodução, tendo em vista seu hábito especializado na utilização de ocos de buritis como ninhos. O comércio ilegal também exerce pressão significativa sobre a espécie, sendo possivelmente a arara mais comum encontrada em cativeiro.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem