Borboletas e Mariposas

Borboletas e Mariposas

Borboletas e Mariposas
As borboletas são insetos são da ordem Lepidoptera classificados nas super famílias Hesperioidea e Papilionoidea, que também inclui mariposas. As borboletas adultas têm asas grandes, geralmente de cores vivas, e um vôo visível e esvoaçante. O grupo compreende a grande superfamília Papilionoidea, que contém pelo menos um grupo anterior, os capitães (anteriormente a superfamília "Hesperioidea"), e as análises mais recentes sugerem que ele também contém as borboletas mariposas (anteriormente a superfamília "Hedyloidea"). Os fósseis de borboletas datam do Paleoceno, que existia cerca de 56 milhões de anos atrás.

As borboletas têm o ciclo de vida típico dos insetos em quatro estágios. Os adultos alados depositam ovos na planta de alimento na qual suas larvas, conhecidas como lagartas, se alimentarão. As lagartas crescem, às vezes muito rapidamente, e quando totalmente desenvolvidas, pupam em uma crisálida. Quando a metamorfose está completa, a pele da pupa se divide, o inseto adulto sobe e, depois que suas asas se expandem e secam, ele voa. Algumas borboletas, especialmente nos trópicos, têm várias gerações em um ano, enquanto outras têm uma única geração, e algumas em locais frios podem levar vários anos para passar por todo o seu ciclo de vida.

As borboletas costumam ser polimórficas e muitas espécies usam camuflagem, mimetismo e aposematismo para fugir de seus predadores. Alguns, como o monarca e a dama pintada, migram por longas distâncias. Muitas borboletas são atacadas por parasitas ou parasitóides, incluindo vespas, protozoários, moscas e outros invertebrados, ou são atacadas por outros organismos. Algumas espécies são pragas porque em seus estágios larvais podem danificar plantações ou árvores domésticas; outras espécies são agentes de polinização de algumas plantas. As larvas de algumas borboletas (por exemplo, colhedoras) comem insetos nocivos e algumas são predadoras de formigas, enquanto outras vivem como mutualistas em associação com formigas. Culturalmente, as borboletas são um motivo popular nas artes visuais e literárias.

O Oxford English Dictionary deriva a palavra diretamente do inglês antigo butorflēoge, butter-fly; nomes semelhantes em holandês antigo e alto alemão antigo mostram que o nome é antigo. Uma possível fonte do nome é o macho amarelo brilhante do enxofre (Gonepteryx rhamni); outra é que as borboletas voavam nos prados durante a primavera e o verão, enquanto a grama crescia.

Taxonomia e filogenia
Os fósseis mais antigos de Lepidoptera são de uma pequena mariposa, Archaeolepis mane, da idade jurássica, cerca de 190 milhões de anos atrás (mya). As borboletas evoluíram das mariposas, portanto, enquanto as borboletas são monofiléticas (formando um único clado), as mariposas não são. As borboletas mais antigas são do paleoceno MoClay ou formação de peles da Dinamarca, com aproximadamente 55 milhões de anos. A borboleta americana mais antiga é a Perséfone do Eoceno Prodryas, proveniente dos Florossant Fossil Beds, com aproximadamente 34 milhões de anos.

Tradicionalmente, as borboletas são divididas na superfamília Papilionoidea, excluindo os grupos menores de Hesperiidae (skippers) e os Hedylidae mais parecidos com mariposas da América. A análise filogenética sugere que o Papilionoidea tradicional é parafilético em relação aos outros dois grupos; portanto, ambos devem ser incluídos no Papilionoidea para formar um único grupo de borboletas, sinônimo do clado Rhopalocera.

Mariposas
As mariposas são um grupo polifilético de insetos que inclui todos os membros da ordem Lepidoptera que não são borboletas, sendo que as mariposas constituem a grande maioria da ordem. Pensa-se que existam aproximadamente 160.000 espécies de mariposas, muitas das quais ainda não foram descritas. A maioria das espécies de mariposa é noturna, mas também existem espécies crepusculares e diurnas.

Enquanto as borboletas formam um grupo monofilético, as mariposas, incluindo o restante dos Lepidópteros, não o fazem. Muitas tentativas foram feitas para agrupar as superfamílias dos Lepidoptera em grupos naturais, a maioria das quais falha porque um dos dois grupos não é monofilético: Microlepidoptera e Macrolepidoptera, Heterocera e Rhopalocera, Jugatae e Frenatae, Monotrysia e Ditrysia.

Embora as regras para distinguir mariposas de borboletas não estejam bem estabelecidas, um princípio orientador muito bom é que as borboletas têm antenas finas e (com exceção da família Hedylidae) possuem pequenas bolas ou tacos no final de suas antenas. Antenas de mariposa geralmente são de penas sem bola no final. As divisões são nomeadas por este princípio: "antenas de clube" (Rhopalocera) ou "antenas variadas" (Heterocera).

www.megatimes.com.br
www.klimanaturali.org

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem