Peixes | Vertebrados Aquáticos

Peixes | Vertebrados Aquáticos

Peixes | Vertebrados Aquáticos

Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras (ausentes em alguns grupos) sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, guelras ou brânquias com que respiram o oxigênio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas. Incluídos nesta definição estão as lampreias e peixes cartilaginosos e ósseos, bem como vários grupos relacionados extintos. Os tetrápodes surgiram em peixes com barbatanas no lobo, tão cladisticamente também são peixes. No entanto, tradicionalmente os peixes são tornados parafiléticos excluindo os tetrápodes (isto é, os anfíbios, répteis, pássaros e mamíferos que descendem todos da mesma ancestralidade). Como, dessa maneira, o termo "peixe" é definido negativamente como um grupo parafilético, não é considerado um agrupamento taxonômico formal em biologia sistemática, a menos que seja usado no sentido cladístico, incluindo os tetrápodes. O termo tradicional pisces (também ictios) é considerado uma classificação tipológica, mas não filogenética.

Os primeiros organismos que podem ser classificados como peixes foram os cordados de corpo mole que apareceram pela primeira vez durante o período cambriano. Embora não possuíssem uma coluna vertebral verdadeira, possuíam notocordos que lhes permitiam ser mais ágeis do que seus colegas invertebrados. Os peixes continuariam a evoluir durante a era paleozóica, diversificando-se em uma ampla variedade de formas. Muitos peixes do Paleozóico desenvolveram armaduras externas que os protegiam dos predadores. Os primeiros peixes com mandíbulas apareceram no período siluriano, após o qual muitos (como tubarões) se tornaram predadores marinhos formidáveis, em vez de serem apenas presas de artrópodes.

A maioria dos peixes é ectotérmica ("sangue frio"), permitindo que a temperatura do corpo varie conforme a temperatura ambiente muda, embora alguns dos grandes nadadores ativos, como tubarão branco e atum, possam manter uma temperatura central mais alta.

Os peixes podem se comunicar em seus ambientes subaquáticos através do uso de comunicação acústica. A comunicação acústica em peixes envolve a transmissão de sinais acústicos de um indivíduo de uma espécie para outra. A produção de sons como um meio de comunicação entre os peixes é mais frequentemente usada no contexto de comportamento de alimentação, agressão ou namoro. Os sons emitidos pelos peixes podem variar dependendo das espécies e estímulos envolvidos. Eles podem produzir sons estridulatórios movendo componentes do sistema esquelético ou podem produzir sons não estridulatórios manipulando órgãos especializados, como a bexiga natatória.

Os peixes são abundantes na maioria dos corpos d'água. Eles podem ser encontrados em quase todos os ambientes aquáticos, desde riachos de montanhas altas (por exemplo, char e gudgeon) até as profundezas abissais e até hadais dos oceanos mais profundos (por exemplo, goles e tamboril), embora nenhuma espécie ainda tenha sido documentada nas profundezas 25% do oceano. Com 33.600 espécies descritas, os peixes apresentam maior diversidade de espécies do que qualquer outro grupo de vertebrados.

Os peixes são um recurso importante para os seres humanos em todo o mundo, especialmente como alimento. Os pescadores comerciais e de subsistência caçam peixes em pescarias selvagens (veja a pesca) ou os cultivam em lagoas ou gaiolas no oceano (veja a aquicultura). Eles também são capturados por pescadores recreativos, mantidos como animais de estimação, criados por pescadores e exibidos em aquários públicos. Os peixes tiveram um papel na cultura através dos tempos, servindo como divindades, símbolos religiosos e como objetos de arte, livros e filmes.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem