Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque | AP/PA

Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque - AP/PA

Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque | AP/PA
O Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque situa-se na Floresta Amazônica, nos municípios de Pedra Branca, Serra do Navio, Laranjal do Jari, Oiapoque e Calçoene, nos estados do Amapá e Pará, Brasil. Possui uma área de 3.882.120,00 ha (38.821,20 km²). O perímetro do parque é de 1.724.575,857 metros. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Montanhas do Tumucumaque

Objetivos do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque 

Assegurar a preservação dos recursos naturais e da diversidade biológica, bem como proporcionar de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, de recreação e turismo ecológico.

Montanhas do Tumucumaque

Atrativos

Por meio de parceria técnica e financeira com o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Programa Áreas Protegidas do WWF-Brasil está viabilizando um amplo diagnóstico sócio-econômico e ambiental do entorno do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, levantando dados úteis para a preparação de seu plano de manejo. Essa parceria ensejou a realização de uma expedição de quatro semanas pelo rio Jari , entre fim de julho e início de agosto de 2005, visando fazer um melhor reconhecimento dessa remota área do parque.

O Plano de Manejo da Unidade de Conservação foi publicado em 10 de março de 2010, por meio da Portaria ICMBio nº 28/2010.

Montanhas do Tumucumaque

Antecedentes legais

O Parque do Tumucumaque foi criado em terras cedidas pelo Incra e protege uma área prioritária para a biodiversidade, mapeada por estudo técnico do Ibama em parceria com o Incra, segundo indicações do Programa Nacional de Diversidade Biológica (Pronabio) do Ministério do Meio Ambiente. A região é conhecida como Escudo das Guianas e é classificada como de importância biológica extrema, de acordo com os resultados do workshop “Avaliação de Ações Pioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Amazônia Brasileira”, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente em Macapá.

Montanhas do Tumucumaque

Aspectos culturais e históricos do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque

O Tumucumaque é o maior parque de floresta tropical do mundo; é quase do tamanho do estado do Rio de Janeiro; o parque ocupa 26,5 % da área total do estado do Amapá.

A distância das sedes dos municípios até o limite mais próximo do parque é grande (Pedra Branca - 65 km; Serra do Navio - 52 km; Laranjal do Jari - 182 km; Oiapoque - 45 km;Calçoene - 85 km; distâncias em linha reta) e não existem acessos rodoviários - as poucas e precárias estradas existentes não chegam até os limites da área.

Geração de emprego e renda numa região carente, com poucas oportunidades, e de forma ambientalmente correta, possibilitando o desenvolvimento do interior do Estado de forma planejada e com qualidade de vida. Oportunidades de emprego surgirão diretamente pela contratação de servidores para integrar o quadro do ICMBio, e de inúmeras outras formas indiretas, seja para atuar em atividades e serviços para o próprio ICMBio seja para prestar serviços de toda ordem e apoio para quem vier residir, trabalhar, pesquisar ou visitar a região do parque. A demanda por serviços novos e tradicionais vai crescer (hospedagem, alimentação, fornecimento de gêneros, aluguel de motores e embarcações, aluguel de aeronaves, guias de pesquisadores e turistas, etc).

Montanhas do TumucumaqueAspectos físicos e biológicos do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque 

Clima

O clima é classificado como tropical quente úmido, com temperatura média de 25ºC e precipitações variando de 2000 a 3250mm anuais.

Relevo

Situado na unidade de relevo das depressões da Amazônia setentrional, com porções dos planaltos residuais do norte da Amazônia.

Vegetação do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque

No parque existem florestas primárias intocadas. A floresta amazônica na região é classificada como floresta ombrófila densa submontana. Nos morros do tipo pão de açúcar, a vegetação é esparsa, com predominância de bromeliáceas e cactáceas. As principais famílias encontradas na região são bignonianceae, bombacaceae, euphorbiaceae, moraceae, sterculiaceae, lauraceae, vochysiaceae, sapotaceae, lecythidaceae, leguminosas, combretaceae, anacardiaceae, rubiaceae, meliaceae, sapindaceae, annonaceae e arecacea.

Na porção centro-norte do parque a floresta é de alto porte e cobertura uniforme, com núcleos esparsos de árvores emergentes. As espécies que mais se destacam são maçaranduba, maparajuba, cupiúba, jarana, mandioqueira, louros, acapu, acariquara, matamatás, faveiras, abioranas, tauari e tachi.

Montanhas do Tumucumaque
Montanhas do Tumucumaque
Montanhas do Tumucumaque

Fauna do Parque Nacional das Montanhas do Tumucumaque 

Tumucumaque possui uma fauna exuberante, que vai desde grandes carnívoros, como a onça-pintada e a suçuarana, até beija-flores multicoloridos, como o beija-flor-brilho-de-fogo. Espécies importantes como o joão-rabudo e o papa-moscas também podem ser encontradas no parque. Entre os primatas pode-se encontrar o macaco-de-cheiro, o macaco-prego, o cuxiú, o parauaçu, o guariba e o macaco-aranha.

www.megatimes.com.br
www.geografiatotal.com.br
www.klimanaturali.org
Postagem Anterior Próxima Postagem