ÁREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO COCOROBÓ - BA

Área de Relevante Interesse Ecológico Cocorobó

Superfície
7.500 hectares.

Bioma
Caatinga

Flora
O umbuzeiro ou imbuzeiro (Spondias tuberosa) é originário dos chapadões semi-áridos do Nordeste brasileiro; nas regiões do Agreste (Piauí), Cariris (Paraíba), Caatinga (Pernambuco e Bahia) a planta encontrou boas condições para seu desenvolvimento encontrando-se, em maior número, nos Cariris Velhos, seguindo desde o Piauí à Bahia e até norte de Minas Gerais.

No Brasil colonial era chamado de ambu, imbu, ombu, corruptelas da palavra tupi-guarani "y-mb-u", que significava "árvore-que-dá-de-beber". Pela importância de suas raízes foi chamada "árvore sagrada do Sertão" por Euclides da Cunha.

Umbuzeiro
O umbuzeiro cresce em estado nativo, nas caatingas elevadas de ar seco, de dias ensolarados, e noites frescas. Requer clima quente, temperatura entre 12 ºC e 38 ºC, umidade relativa do ar entre 30% e 90%, insolação com 2.000 - 3.000 horas/luz/ano e 400 mm a 800 mm de chuva (entre novembro e fevereiro), podendo viver em locais com chuvas de 1.600 mm/ano.

Fruto do Umbuzeiro

Vegeta bem em solos não úmidos, profundos, bem drenados, que podem ser arenosos e silico-argilosos. Evitar plantio em solos que estejam sujeitos ao encharcamento.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem