AREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DA ESCARPA DEVONIANA - PR

APA DA ESCARPA DEVONIANA - PR

A Apa da Escarpa Devoniana possui uma área de 392.363 hectares , dos quais apenas 25.331 hectares encontram-se na área do projeto. Foi criada com o objetivo de assegurar a proteção do limite natural entre o primeiro e o segundo planalto paranaense, bem como todo o bioma representativo dos Campos Gerais.

A Escarpa Devoniana constitui notável feição geomorfológica que delimita a leste os Campos Gerais do Paraná. Ela tem início no vale do rio Iguaçu, no sul do estado, entre os municípios de Lapa e Campo Largo e estende-se para além do rio Itararé, já no estado de São Paulo, a norte, até as proximidades do município de Itapeva.

Esta feição geomorfológica estende-se como uma faixa em forma de arco, com cerca de 260 quilômetros de extensão e desníveis altimétricos usualmente entre 100 e 200 metros, podendo atingir até cerca de 450 metros na região do Canyon do Guartelá.

A escarpa devoniana representa um verdadeiro degrau topográfico, com paredes abruptas e verticalizadas, que separa o Primeiro e o Segundo Planalto Paranaense. Este degrau é uma cuesta originada pela erosão que vem esculpindo o relevo e promovendo o aparecimento de feições tais como morros-testemunhos, abrigos, "fendas" e pequenas cavernas que guardam vestígios arqueológicos.


Outras feições encontradas ao longo da escarpa são os canyons dos rios Iapó, Pitangui, Itararé e Iguaçu quando estes, provindos do Primeiro Planalto e dirigindo-se ao Segundo Planalto, atravessam a escarpa em profundas gargantas esculpidas pela erosão.

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem